Dois cães foram deixados em um carro e resgatados por protetor de animais; um deles passou por cirurgia devido a fratura

Gabriel Nubile Publicado em 21/10/2025, às 07h55
O homem flagrado por câmeras de segurança abandonando dois cachorros do porta-malas de um carro em Praia Grande foi identificado e levado para a delegacia. Ele confessou o crime, mas acabou sendo liberado pelas autoridades. Felizmente, os dois animais foram resgatados e estão recebendo cuidados, sendo que um deles precisou passar por cirurgia.
O caso veio à tona depois que o protetor de animais e vereador da cidade, Cadu Barbosa, recebeu uma denúncia com o vídeo do abandono. As imagens mostram o homem parando o carro na Rua Rosa Marli de Souza, no bairro Nova Mirim, abrindo o porta-malas e deixando os dois cães saírem, antes de ir embora. O ato cruel aconteceu no dia 14 de agosto, por volta das 7h30 da manhã.
Com o vídeo em mãos, Cadu foi até o local indicado e resgatou os animais, contando com a ajuda da equipe do deputado federal delegado Bruno Lima.
Resgate e Cuidados
Os dois cachorros foram levados para o abrigo do vereador. "É uma pretinha fêmea e um macho branco e preto", explicou Cadu. O cachorro macho chamou a atenção por estar mancando bastante. Após uma avaliação veterinária, foi constatado que ele tinha uma fratura antiga em uma das patas, que já havia cicatrizado de forma errada, causando um encurtamento do membro.
O animal precisou passar por uma cirurgia corretiva. "Apesar de muita proliferação nos ossos, ele está se recuperando bem", informou o protetor. A cachorrinha preta não apresentava ferimentos e também está sob cuidados no abrigo, aguardando um novo lar.
Identificação e o que diz a lei
Após o resgate, Cadu Barbosa iniciou uma busca por conta própria para identificar o responsável pelo abandono. Ele conseguiu descobrir o endereço do homem e, com o apoio da GCM, o levou até o 1º Distrito Policial de Praia Grande na última quarta-feira (15). Na delegacia, o homem admitiu ter abandonado os animais.
Apesar da confissão e do flagrante em vídeo, ele foi ouvido e liberado. O caso foi registrado como crime de maus-tratos a animais. "Agora, a gente está aguardando a polícia multar, penalizar, punir ele", comentou Cadu, ressaltando a importância de que o ato não fique impune. Abandono de animais é crime previsto em lei, com penas que podem incluir detenção e multa.
Leia também

Briosa vence, mantém 100% e lídera série A3

Litoral de SP mantém alerta laranja para tempestades neste final de semana

Mudança na Secretaria de Segurança de Santos recebe mais um reforço

PM morre atropelado por carreta na Rodovia Anchieta

CRAVI da Baixada Santista está promovendo rodas de conversa sobre "Conscientização do Autismo e Bullying"