GCM foi acionada para atender a ocorrência e coletar o testumunho das envolvidas
Alanis Ribeiro Publicado em 04/09/2024, às 08h52
Uma idosa de 63 anos foi presa após cometer injúria racial ao chamar uma vítima de 36 anos de "pobre e preta" dentro da Casa de Assistência Integrada (CAI), localizada na Avenida Adhemar de Barros, no bairro Santo Antônio, em Guarujá, na segunda-feira (2).
A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para atender a ocorrência e levou a vítima, a suspeita e uma testemunha à Delegacia Sede de Guarujá, onde um boletim de ocorrência foi registrado.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá, informou que as mulheres se desentenderam durante atendimento na unidade e, na confusão, a idosa fez ofensas racistas.
De acordo com as autoridades e com informações apuradas pelo g1, a idosa passou a noite detida, mas foi liberada na terça-feira (3) após a audiência de custódia..
O crime de injúria racial ocorre quando a honra de uma pessoa específica é ofendida com base em sua raça, cor, etnia, religião ou origem. Esse tipo de ofensa é direcionado a um indivíduo de forma particular e pessoal.
Por outro lado, o crime de racismo se caracteriza quando o agressor discrimina um grupo ou coletivo de pessoas, atacando uma raça de forma geral e sistemática. Enquanto a injúria racial é uma agressão individualizada, o racismo manifesta-se em um contexto mais amplo e coletivo, afetando a dignidade e os direitos de um grupo inteiro.
Em 2023, os dois crimes tiveram a punição equiparada. Desde então, quem comete o crime pode ser preso de dois a cinco anos. A pena é dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga