A CNC registrou nesta segunda uma queda de 0,3%
Maria Clara Campanini Publicado em 24/09/2024, às 15h42
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, nesta segunda-feira (23), que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou uma queda de 0,3% em setembro. O recuo é atribuído a uma piora na percepção sobre a perspectiva profissional, que diminuiu 0,4%, e ao acesso ao crédito, que caiu 1,3% no mesmo período.
A pesquisa da CNC revelou que a redução mais expressiva ocorreu entre famílias de maior renda e o público masculino, cujas percepções sobre o mercado de trabalho e o consumo futuro se deterioraram. Mesmo assim, o ICF manteve-se em 103,1 pontos, acima do nível de satisfação e apenas ligeiramente abaixo do pico de 104,1 pontos registrado em março deste ano. O texto conta com informações da Agência Brasil.
Apesar da melhora de 0,4% na avaliação do emprego atual, sinais de desaceleração na criação de postos de trabalho e incertezas econômicas levaram a uma retração na perspectiva profissional. José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, ressaltou que as famílias ainda demonstram cautela quanto ao futuro. "O saldo positivo no mercado de trabalho anima os consumidores no curto prazo, mas a cautela quanto ao futuro permanece", afirmou em nota.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de julho também mostrou um aumento no volume de assalariados, com um crescimento acumulado de 3,9% nos últimos 12 meses.
No setor de crédito, o cenário foi influenciado pela maior pressão inflacionária e pelas incertezas fiscais, resultando em uma retração de 1,3% no subindicador que avalia a satisfação com o acesso ao crédito. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também da CNC, indicou que o número de famílias incapazes de honrar suas dívidas aumentou em agosto. Isso impactou negativamente a avaliação do momento para compra de bens duráveis, que apresentou queda de 1%.
Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, observou que o ambiente mais desafiador para o crédito tornou o mercado menos acessível. "Com o aumento da inadimplência e as dificuldades no crédito, especialmente entre famílias com renda mais alta, houve uma retração significativa na intenção de consumo", analisou.
Segundo a ICF, a intenção de consumo das famílias com renda superior a 10 salários mínimos recuou 0,8% em setembro. Entre as famílias de menor renda, a queda foi de 0,2%. A perspectiva de consumo também sofreu uma retração maior nas famílias com renda elevada (2,5%), em comparação às famílias com menor renda (0,6%). No indicador referente ao emprego atual, houve queda de 0,3% entre as famílias mais ricas e aumento de 0,8% entre as famílias com menor renda.
A análise por gênero mostrou que as mulheres lideraram na intenção de consumo anual com um aumento de 1,6%, enquanto os homens apresentaram uma retração de 0,3%. No indicador de satisfação com o emprego atual, houve um crescimento significativo entre as mulheres (3,3%) comparado aos homens (0,3%). Em relação à perspectiva profissional, a queda foi mais acentuada entre os homens (5,4%) do que entre as mulheres (2,4%).
No quesito acesso ao crédito em setembro comparado ao ano anterior, as mulheres registraram um avanço de 1,7%, enquanto os homens tiveram uma queda de 0,2%. Esse resultado pode ser explicado pelo aumento das dificuldades dos homens em amortizar suas dívidas. A Peic apontou que isso contribuiu para uma queda na perspectiva de consumo entre os homens (4,2%), contra uma retração menor entre as mulheres (2,6%). "Esse cenário reflete um mercado ligeiramente mais favorável para as mulheres no tocante ao trabalho e crédito", concluiu Felipe Tavares.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga