Carnês começam a ser entregues em dezembro, com vencimento da primeira parcela em 6 de janeiro

Gabriel Nubile Publicado em 15/11/2025, às 12h44
Com a data de vencimento da primeira parcela e da cota única programada já para o começo de janeiro. A prefeitura informou que o reajuste segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido entre agosto de 2024 e julho de 2025.
Segundo a administração municipal, essa correção não é um aumento real, mas sim uma reposição obrigatória para corrigir o valor do imposto pela inflação do último ano, uma exigência prevista tanto no Código Tributário Nacional quanto no código do município.
O percentual de 5,23% não será aplicado somente ao IPTU. Ele também servirá para atualizar o valor de todos os outros impostos municipais, além de multas, preços públicos e até mesmo os valores de quem está inscrito na dívida ativa da cidade.
Pagamento e descontos
Os cerca de 215 mil carnês de papel devem começar a chegar nas casas dos contribuintes a partir da segunda quinzena de dezembro. O vencimento da primeira parcela (para quem for dividir) ou da cota única (para quem for pagar tudo de uma vez) começará no dia 6 de janeiro, variando conforme a data específica de cada carnê.
A prefeitura vai manter os descontos para quem se organizar para pagar o imposto. Quem optar pelo pagamento em cota única terá um abatimento de 4% no valor total, desde que pague no prazo de vencimento.
Além disso, os contribuintes que aderiram ao IPTU Digital terão um desconto extra. Mais de 12 mil pessoas já se cadastraram nessa modalidade desde 2023 e terão mais 1% de desconto (limitado a um teto de R$ 100,00). Quem usa o formato digital também terá acesso ao boleto online no mesmo período da entrega dos carnês físicos.
O pagamento do imposto poderá ser feito da forma tradicional, com o código de barras do boleto, ou via PIX, usando o QR code que virá impresso no carnê ou que for gerado no site oficial da prefeitura.
Leia também

Ucrânia não paga salários prometidos e esquece brasileiros na guerra

Prefeito de Guarujá exonera secretário de Comunicação após abertura de sindicância por assédio sexual

Prefeito de Guarujá decide hoje futuro de secretário acusado de assédio

Acusado de assédio sexual, Paulo Siqueira reage e se diz vítima de complô

Homem ateia fogo em companheira após discussão por ciúmes em Cubatão

Homem ateia fogo em companheira após discussão por ciúmes em Cubatão

Itanhaém define ações integradas para combater comércio irregular

Com a chegada do verão, Mongaguá intensifica ações de combate à dengue

Servidores de Guarujá terão reajuste salarial de 5% a partir de janeiro

Guarujá suspende entrada de ônibus e vans de turismo para evitar colapso na virada do ano