Marco Aurélio Gomes (PL) foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado
Manoela Cardozo Publicado em 02/05/2024, às 13h51
A Justiça de São Paulo emitiu uma sentença condenatória contra o ex-prefeito de Itanhaém (SP), Marco Aurélio Gomes (PL), impondo-lhe uma pena de 10 anos de prisão por sua suposta participação em um esquema de corrupção que teria desviado aproximadamente R$ 40 milhões por meio de fraudes em licitações.
A decisão, passível de recurso, foi proferida pelo juiz João Paulo Rodrigues da Cruz, da 1ª Vara do Foro de Orlândia (SP), na última segunda-feira (29).
Na mesma sentença, Marco Aurélio, seu irmão Eduardo Gomes dos Santos e outras quatro pessoas foram condenadas em primeira instância.
As acusações contra Marco Aurélio e Eduardo Gomes incluem "corrupção passiva" e "associação à organização criminosa", conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Os outros quatro réus teriam oferecido "vantagens indevidas" aos irmãos.
Segundo o documento judicial, as investigações tiveram início em 2019, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Franca (SP), que examinou empresas de Orlândia (SP) associadas a empresas de fachada em Itanhaém (SP). Marco Aurélio ocupou a prefeitura por dois mandatos, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020.
A defesa de Marco Aurélio e Eduardo Gomes alegou a "inexistência de provas" durante o processo. As penas impostas aos condenados são as seguintes:
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga