Crise Climática

Litoral de SP é ameaçado por onda de calor que pode durar 5 meses; veja previsão

De acordo com estudo, até 2050, essas regiões sofrerão ondas de calor forte e mais longas; entenda os riscos à saúde

Litoral de SP é ameaçado por onda de calor que pode durar 5 meses - Imagem: Reprodução/Freepik
Litoral de SP é ameaçado por onda de calor que pode durar 5 meses - Imagem: Reprodução/Freepik

Maria Clara Campanini Publicado em 01/08/2024, às 14h41


A preocupação com as mudanças climáticas aumenta a cada novo estudo publicado. A natureza está cada dia mais severa, com enchentes, terremotos, furacões fora de época. E uma nova pesquisa do APqc preocupa o Estado e Litoral de São Paulo.

De acordo com o estudo mostra uma diminuição no volume de chuvas em épocas específicas, e aumento de tempestades com potencial destrutivo no litoral. Então, a falta de água até 2050 é preocupante.

Até 2050 as onde de calor também ganharão força, de acordo com o estudo, e pode ter duração de 150 dias. Um risco grave para todos, principalmente crianças e idosos, os mais vulneráveis.

O estudo do Instituto de Pesquisas Ambientais, foi assinado por Gustavo Armani e Nádia lima. Da Secretária de Infraestrutura Maria Fernanda Pelizzon Garcia e Jussara de Lima Carvalho do Meio Ambiente do Estado de SP.

Em estudo recente a NASA disse que o Brasil pode ficar inabitável até 2070, caso nada seja feito para parar o aquecimento global.

Riscos à saúde

Com o calor as pessoas que sofrem de doenças crônicas ficam mais vulneráveis, principalmente portadores de doenças cardiovasculares avançadas.

Um problema de saúde pública seria a desidratação, pois com altas temperaturas e por longos dias, como mostra o estudo, o corpo tem dificuldade de manter a sua temperatura normal, e acabam transpirando mais, dessa forma acabam perdendo nutrientes importantes.

Durante o calor alergias a pele e respiratória podem ocorrer com mais frequência. Rinite, sinusite e asma podem ser mais fortes e comum.