Lúcia França, do PSB, destaca a importância da autonomia financeira e da participação feminina na política
Gabriel Nubile Publicado em 20/08/2025, às 13h07
Mais de 200 mulheres se reuniram em Praia Grande para um evento focado no incentivo da participação feminina na política. O encontro, chamado “1º Filiaço 40 — Por Elas”, foi organizado pela ala feminina do PSB e reuniu mulheres de oito cidades da Baixada Santista no último dia 16 de agosto.
Em entrevista à Rádio CBN Santos, a professora Lúcia França, que lidera a Secretaria Estadual de Mulheres do PSB e é quem criou a ideia do evento, explicou que o principal objetivo é incentivar a entrada de mais mulheres na política e em espaços de poder.
“Esse foi o primeiro de vários 'filiaços' que vamos fazer em torno do estado de São Paulo. Por mais que este evento tenha sido focado nas mulheres, todos os homens são bem vindos, até porque esse movimento de mulheres se fortalecendo na política, necessita do apoio dos homens. Precisamos que eles compreendam que chegou a hora das mulheres também tomarem parte dessa construção, e tomar parte de uma maneira maior, em número mesmo. Política nunca foi lugar de mulher, tradicionalmente vemos há seculos que de maneira imposta a política não era um lugar para gente, porem é importante que as mulheres percebam que falar de política, não é falar de Lula ou Bolsonaro, é muito mais além do que isso, falar de política, é a mulher traçar o que ela deseja tanto para o seu próprio futuro quanto para o futuro de seus filhos ou netos.”
A programação foi dividida em vários painéis de debate. O primeiro, sobre Empreendedorismo Feminino, teve a participação de Meire Barbosa, que é assessora do Ministério do Empreendedorismo, e da chef Bia Cantino. Elas conversaram sobre a importância da autonomia e da emancipação financeira para as mulheres.
Outro painel, sobre Mulheres na Política, foi conduzido por Lúcia França e teve a participação da vereadora Grazi Costa, de Salto. Elas conversaram sobre os desafios e as vitórias das mulheres na vida pública. Para fechar o evento, o painel Mães Atípicas trouxe as histórias fortes da deputada estadual Andréa Werner e da advogada Vanessa Giotin, ambas autistas e mães de filhos autistas.
O evento em Praia Grande foi o primeiro de uma série de 16 encontros que o PSB planeja realizar em todas as regiões administrativas do estado de São Paulo, mostrando o interesse do partido em fortalecer a presença feminina em todas as áreas da sociedade.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Leia também
Vôlei de Mongaguá se torna campeão na série ouro do TVG
Homem tenta vender droga para policial à paisana e acaba preso em Mongaguá
Operação em Santos apreende drogas e armas em casa descoberta por cães
Calorão sábado e frio no domingo: previsão de mudança brusca na Baixada Santista e Vale do Ribeira
Homem morre atropelado por caminhão em rodovia de Itanhaém
Operação em Santos apreende drogas e armas em casa descoberta por cães
Homem morre atropelado por caminhão em rodovia de Itanhaém
Calorão sábado e frio no domingo: previsão de mudança brusca na Baixada Santista e Vale do Ribeira
Homem tenta vender droga para policial à paisana e acaba preso em Mongaguá
Mistério em Cubatão: polícia procura respostas após bebê ser encontrado morto