Notícias

Calorão sábado e frio no domingo: previsão de mudança brusca na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Após um sábado quente, a chegada de uma frente fria trará chuvas e temperaturas mais amenas no domingo, segundo a Defesa Civil

As temperaturas devem cair significativamente, com mínimas de 12°C no interior e 15°C no litoral, além de chuvas isoladas - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal
As temperaturas devem cair significativamente, com mínimas de 12°C no interior e 15°C no litoral, além de chuvas isoladas - Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal

Gabriel Nubile Publicado em 23/08/2025, às 13h36


O tempo nas regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, em São Paulo, vai mudar de repente neste fim de semana. A Defesa Civil do Estado alerta que o calorão de sábado dará lugar ao avanço de uma frente fria já no domingo, derrubando as temperaturas.

O sábado será marcado pela passagem de um sistema pré-frontal. Esse fenômeno acontece quando o ar frio empurra o ar quente para cima, gerando uma sensação de abafamento e fazendo os termômetros subirem. Na Baixada Santista, o calor deve variar entre 18 °C e 29 °C, enquanto no Vale do Ribeira as máximas podem chegar a 30 °C. O órgão estadual acrescentou que a umidade do ar deve ficar em níveis críticos, com o interior paulista entrando em estado de alerta.

Queda na temperatura e chuva no domingo

A partir do domingo, o cenário muda completamente com a chegada de uma frente fria que vem do Sul do país. A Defesa Civil explicou que essa condição vai trazer uma queda forte nas temperaturas e a possibilidade de chuvas isoladas.

Os termômetros podem variar entre 15 °C e 19 °C no litoral e entre 12 °C e 21 °C no interior. A Defesa Civil recomenda uma atenção especial com as rajadas de vento, que podem ser moderadas. As chuvas e quedas de raios também exigem um cuidado redobrado em áreas abertas.

Com a mudança, a Defesa Civil recomenda alguns cuidados. Para o calor, a orientação é evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes, manter-se sempre hidratado e ter atenção especial com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. O órgão segue monitorando as condições e reforça a importância de a população acompanhar os canais oficiais para atualizações.