Mudanças

Santos: nova rampa de acesso a ciclistas na passarela ao lado da Alfândega é aprovada

A APS tem realizado reparos frequentes nos elevadores, que têm sido alvo de atos de vandalismo

As obras iniciarão dia 1 de setembro - Divulgação: APS
As obras iniciarão dia 1 de setembro - Divulgação: APS

Karina Faleiros Publicado em 01/08/2023, às 13h23


O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), a pedido da Autoridade Portuária de Santos (APS), aprovou a construção de uma rampa específica para o acesso de bicicletas à passarela que faz a travessia de acesso ao cais, ao lado da Alfândega, sobre a avenida perimetral da margem direita. Garantindo acessibilidade, a rampa atenderá os ciclistas de maneira contínua.

Feita pela Rumo, a obra visa terminar com o problema enfrentado pelos ciclistas que utilizam diariamente a passarela, que foi construída pela mesma empresa em 2022. O presidente da APS, Anderson Pomini, recebeu a confirmação da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), de que as obras iniciarão dia 1 de setembro.

O elevador é muito utilizado pelos ciclistas para entrar e sair da passarela, isso por conta da inclinação da canaleta de condução das bicicletas, que fica junto às escadas. Os ciclistas não conseguem segurá-las na descida e nem empurrá-las na subida.

A APS tem realizado reparos frequentemente nos elevadores, que têm sido alvo de atos de vandalismo, como o que aconteceu na última quinta-feira (27).

Para a solução dos problemas, a APS implantará um plano de contingência, com a presença de monitores devidamente treinados em regime de 24 horas, para atender o público que utiliza o equipamento.

É previsto pela atual gestão da APS, que a rampa resolva o problema de acesso dos ciclistas que chegam e retornam de Vicente de Carvalho pelas barcas do Departamento Hidroviário.

O processo 034935/2023, que trata da rampa de acesso à passarela, foi avaliado pelo Órgão Técnico de Apoio, conforme aprovado e assinado pelo arquiteto Vanderlei Hassan.

Compartilhe