AÇÃO

Operação Cilindradas desmantela organização criminosa de desmanche de motocicletas em Santos

Detidos enfrentam acusações de organização criminosa, receptação e maus-tratos a animais, com impacto financeiro significativo

Investigação revelou que a quadrilha operava em imóveis na cidade - Imagem: Reprodução/ Polícia Civil
Investigação revelou que a quadrilha operava em imóveis na cidade - Imagem: Reprodução/ Polícia Civil

Alanis Ribeiro Publicado em 12/02/2025, às 12h23


Dois homens, de 32 e 37 anos, foram presos em flagrante durante uma operação realizada na terça-feira (11), pela Polícia Civil.A operação, que durou um mês, foi desencadeada a partir de informações obtidas por meio de relatórios de inteligência e denúncias anônimas. A organização criminosa estava envolvida com a venda e desmanche de motocicletas roubadas.

A investigação, conduzida pela Delegacia do 3º DP, revelou que os suspeitos operavam em dois imóveis na cidade de Santos, onde recebiam os veículos furtados para desmontá-los e redistribuí-los no mercado ilegal. A operação, chamada Cilindradas, teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão nos endereços envolvidos.

No primeiro local inspecionado, na Rua Tenente Américo Moreti, as autoridades encontraram mais de 80 quadros de motocicletas, duas motocicletas intactas e uma quantidade considerável de peças desmontadas. Além disso, foram resgatados cães que estavam em condições inadequadas. O homem responsável pela vigilância do local foi preso em flagrante.

No segundo imóvel, a polícia descobriu 10 motocicletas roubadas e documentos que ligavam a organização ao comércio ilegal de peças na Grande São Paulo. O mentor da quadrilha, de 37 anos, também foi detido durante a ação policial.

As estimativas apontam que as atividades ilícitas da organização causaram um impacto financeiro significativo, variando entre R$ 340.000,00 e R$ 510.000,00. Todos os bens apreendidos foram enviados para perícia especializada e os animais resgatados receberam atendimento veterinário.

Os detidos enfrentam acusações por crimes relacionados à organização criminosa, receptação qualificada e maus-tratos a animais. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros integrantes da quadrilha e desvendar a cadeia de distribuição das peças no mercado ilegal.

Em comunicado oficial, a corporação destacou: "A Operação Cilindradas reflete o compromisso da Polícia Civil no combate ao crime organizado e ao comércio ilegal de veículos roubados, contribuindo para a redução da criminalidade e a desarticulação de redes criminosas na região."