As autoridades iniciaram investigações e buscas, mas detalhes do caso permanecem em sigilo

Redação Publicado em 19/01/2026, às 09h18
Já faz mais de uma semana que a angústia tomou conta da família de Paulo Mauricio Basílio, de 56 anos. A notícia que chegou aos parentes no dia 10 de janeiro trouxe um relato difícil de compreender: segundo um colega de trabalho que estava na mesma embarcação, o pescador teria se jogado no mar por vontade própria e, desde então, não foi mais visto. O caso aconteceu na região de Cananéia, no Vale do Ribeira, e segue cercado de dúvidas.
Tudo começou dias antes, quando Paulo saiu de casa para trabalhar. Morador de Guaratuba, no estado do Paraná, ele partiu no dia 5 de janeiro com o objetivo de pescar camarão, uma atividade comum na região. A viagem parecia seguir a rotina habitual até que o tempo virou.
De acordo com o depoimento do companheiro de pesca repassado aos familiares, a situação se complicou na madrugada do dia 9 de janeiro. Para fugir de um forte temporal que atingia a costa, a dupla decidiu buscar proteção perto da Ilha do Bom Abrigo. Foi nesse momento, enquanto se protegiam da chuva e do mar agitado, que o incidente teria ocorrido. O colega afirma que Paulo pulou da embarcação nas águas escuras da madrugada e sumiu.
Investigações e buscas
Assim que foram avisados sobre o ocorrido, os parentes de Paulo procuraram as autoridades para registrar um boletim de ocorrência. A aflição é grande, pois já se passaram vários dias sem qualquer sinal do paradeiro do pescador.
O caso agora está nas mãos da Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que existe um inquérito aberto na Delegacia de Cananéia para apurar exatamente o que aconteceu naquela madrugada. A nota oficial das autoridades é cautelosa: eles informaram que estão realizando diligências, ou seja, ações de busca e coleta de provas para tentar localizar a vítima.
Ainda segundo a SSP, os detalhes mais específicos da investigação estão sendo mantidos em sigilo por enquanto. O objetivo é garantir que os policiais tenham autonomia para trabalhar e chequem todas as versões sem interferências externas.
Até o fechamento deste texto, a Capitania dos Portos, responsável pela segurança no mar e que geralmente atua em resgates desse tipo, foi procurada para atualizar a situação das buscas, mas ainda não deu um retorno oficial sobre as operações na área. Enquanto isso, a família de Paulo segue aguardando respostas, dividida entre a esperança e a necessidade de entender o que realmente motivou esse desaparecimento repentino.
Leia também

Homens discutem, a mulher ensina.

Hotel em Santos terá ponto de multivacinação gratuito neste sábado (19)

Novo CEO da Hapvida aposta em planejamento de longo prazo para transformar companhia

Prefeito de São Vicente cobra Sabesp após queda no fornecimento de água motivada pela alta turbidez dos rios

No meio do caminho, uma pedra

Sabesp prevê normalização gradativa do abastecimento de água na Baixada Santista até esta quinta-feira

Aluguel de patinetes elétricos em Mongaguá: confira preços, regras de uso e como funciona o aplicativo GO JET

Estação Verão PG 2027 celebra 10 anos de festival com megaestrutura e grandes nomes da música nacional em Praia Grande

Jovem percorre áreas alagadas de barco para retirar animais ilhados em Sete Barras

Assassinato de Ruy Ferraz chega a um ano com oito presos e busca pelo mandante