Saúde

Policlínica de Santos ensina a dar banho de ofurô em bebês

Seis mães receberam orientações detalhadas sobre os benefícios da prática

Policlínica de Santos ensina a dar banho de ofurô em bebês - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Policlínica de Santos ensina a dar banho de ofurô em bebês - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 21/07/2023, às 12h00 - Atualizado às 12h43


Na Policlínica Valongo, em Santos, no litoral de São Paulo, seis mães com seus bebês receberam orientações sobre como realizar o banho de ofurô em casa.

Conforme informações da Prefeitura, o ofurô é uma técnica japonesa de banho terapêutico que visa recriar as condições acolhedoras do útero, proporcionando aos bebês um ambiente confortável, quente e úmido ao longo de nove meses.

Essa abordagem traz inúmeros benefícios para os pequenos, já que, além de se sentirem mais relaxados, eles experimentam um sono mais tranquilo, têm menor probabilidade de desenvolver alergias, encontram alívio para as cólicas e uma melhoria geral no processo de amamentação.

A articuladora do aleitamento materno da Secretaria da Saúde, Andressa Martinez, foi a responsável por transmitir essas técnicas valiosas.

A técnica consiste em posicionar o bebê em posição fetal dentro de um balde com água, que deve estar a uma temperatura entre 37 e 38°C, atingindo a altura do ombro da criança. Para potencializar os efeitos terapêuticos do banho, alguns produtos podem ser adicionados à água.

Por exemplo, a camomila, conhecida por suas propriedades relaxantes, a hortelã, que auxilia no descongestionamento nasal, e o amido de milho, benéfico para a pele.

Além disso, as mães aproveitaram a oportunidade para esclarecer diversas dúvidas e, assim, poderem proporcionar aos seus bebês uma experiência agradável e benéfica por meio do banho de ofurô.

Compartilhe