Prefeitura estabelece horários específicos para o tráfego na Ponte Pênsil durante as obras de reforma da ciclovia
Gabriel Nubile Publicado em 01/09/2025, às 13h49
Motoristas que usam a Ponte Pênsil, em São Vicente, precisam ficar atentos: o trânsito no local passará por mudanças a partir desta segunda-feira (1º) até a próxima sexta (6). As alterações fazem parte das obras de reforma da ciclovia da Avenida Tupiniquins, um projeto que visa melhorar a passagem entre São Vicente e Praia Grande.
Para organizar o fluxo de veículos durante os trabalhos, a prefeitura estabeleceu um esquema de trânsito em horários específicos. Pela manhã, entre 7h30 e 13h, a ponte estará liberada exclusivamente para os motoristas que seguem no sentido São Vicente. Já à tarde, das 13h às 18h, o trânsito será permitido somente para quem sai de São Vicente em direção a Praia Grande. Após as 18h, o tráfego será totalmente liberado nos dois sentidos. Como rota alternativa, os motoristas podem utilizar a Ponte do Mar Pequeno.
Entenda as obras e o que já foi feito
A reforma da Avenida Tupiniquins, com 1,7 km de extensão, tem como principal objetivo melhorar a estrutura da ciclovia e de toda a via. Com a obra, a ciclovia vai receber um piso novo, uma sinalização mais moderna, asfalto de melhor qualidade e um sistema mais eficiente para escoar a água da chuva. A prefeitura considera essa iniciativa uma estratégia importante para dar uma força ao turismo e ao comércio da região, conectando ambas as cidades de forma mais segura e agradável para ciclistas e pedestres.
É importante lembrar que não é a primeira vez que a Ponte Pênsil passa por um fechamento recente. Entre os dias 13 e 15 de agosto, o local também ficou interditado para a demolição de um prédio ao lado da estrutura. Esse trabalho foi necessário para cumprir uma exigência do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Os serviços, realizados pela prefeitura em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), fazem parte de um esforço maior para recuperar o patrimônio histórico da região.
A prefeitura não divulgou o custo total da obra, mas garantiu que o foco é garantir um serviço de qualidade para toda a população. O objetivo é que, ao final de todas as melhorias, o trajeto seja mais fluido e seguro, tanto para quem se locomove de carro quanto para quem prefere a bicicleta, contribuindo para a revitalização de um dos principais pontos turísticos de São Vicente.
Leia também
Com Neymar e reforços, Santos aproveita pausa para se preparar para o próximo jogo
Ameaça de bomba causa evacuação no Galeão
Às 3 da madrugada, uma ideia movimentou minha vida profissional
Imagens flagram mulher atirando em jovem que voltava da academia em Santos
Tecnologia inédita e 9 mil empregos: a história da ligação Santos-Guarujá