A ação conjunta entre Receita e Polícia Federal destaca a vigilância no Porto de Santos, um ponto-chave do tráfico internacional
Gabriel Nubile Publicado em 11/06/2025, às 08h42
Em uma operação que ocorreu nesta terça-feira (10), a Receita Federal realizou a maior apreensão de cocaína dos últimos quatro anos no Porto de Santos. Mais de 1,5 tonelada da droga foi interceptada, escondida em um carregamento de papel que seria enviado para a Europa.
A descoberta aconteceu durante uma inspeção de rotina conduzida pelas equipes da Alfândega de Santos, na tarde de ontem. A droga estava meticulosamente oculta em uma carga de 184 toneladas de papel, distribuídas em nove contêineres. A interceptação foi resultado de um minucioso trabalho de inteligência.
O esconderijo da droga e o destino final
Segundo a Receita Federal, a contaminação da carga ocorreu em um dos contêineres. Traficantes substituíram pacotes de papel do tipo A4 por tabletes de cocaína prensada, na tentativa de burlar a fiscalização. A seleção da carga para inspeção foi estratégica, contando inclusive com a participação de um cão farejador, que sinalizou positivamente a presença de entorpecentes.
Os contêineres tinham como rota um transbordo no porto de Bremerhaven, na Alemanha, mas o destino final da volumosa carga de cocaína era o Reino Unido. Essa descoberta reforça a importância do Porto de Santos como um ponto-chave nas rotas internacionais do tráfico de drogas, e a vigilância constante das autoridades.
Investigação e próximos passos
Assim que a contaminação foi confirmada, a Polícia Federal foi imediatamente acionada para dar prosseguimento aos procedimentos de polícia judiciária, o que inclui a investigação criminal. Além disso, a perícia foi acionada ao local dos fatos para coletar todas as evidências necessárias, que vão subsidiar o inquérito policial.
A ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal demonstra a capacidade das forças de segurança em identificar e desmantelar grandes esquemas de tráfico internacional de drogas. A investigação continua para identificar os responsáveis por essa complexa operação criminosa e desarticular a organização por trás do carregamento recorde.
Leia também
Dupla que 'pulverizava' dinheiro de golpes para despistar polícia é presa em Santos
Vídeo de carro pegando fogo em avenida intriga moradores no Guarujá
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Motociclista morre ao ser atingido por ônibus em São Vicente
Vídeo de carro pegando fogo em avenida intriga moradores no Guarujá
Motociclista morre ao ser atingido por ônibus em São Vicente
Acidente de trabalho: homem de 59 anos morre ao cair de prédio em Guarujá
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo