A ação conjunta entre Receita e Polícia Federal destaca a vigilância no Porto de Santos, um ponto-chave do tráfico internacional
Gabriel Nubile Publicado em 11/06/2025, às 08h42
Em uma operação que ocorreu nesta terça-feira (10), a Receita Federal realizou a maior apreensão de cocaína dos últimos quatro anos no Porto de Santos. Mais de 1,5 tonelada da droga foi interceptada, escondida em um carregamento de papel que seria enviado para a Europa.
A descoberta aconteceu durante uma inspeção de rotina conduzida pelas equipes da Alfândega de Santos, na tarde de ontem. A droga estava meticulosamente oculta em uma carga de 184 toneladas de papel, distribuídas em nove contêineres. A interceptação foi resultado de um minucioso trabalho de inteligência.
O esconderijo da droga e o destino final
Segundo a Receita Federal, a contaminação da carga ocorreu em um dos contêineres. Traficantes substituíram pacotes de papel do tipo A4 por tabletes de cocaína prensada, na tentativa de burlar a fiscalização. A seleção da carga para inspeção foi estratégica, contando inclusive com a participação de um cão farejador, que sinalizou positivamente a presença de entorpecentes.
Os contêineres tinham como rota um transbordo no porto de Bremerhaven, na Alemanha, mas o destino final da volumosa carga de cocaína era o Reino Unido. Essa descoberta reforça a importância do Porto de Santos como um ponto-chave nas rotas internacionais do tráfico de drogas, e a vigilância constante das autoridades.
Investigação e próximos passos
Assim que a contaminação foi confirmada, a Polícia Federal foi imediatamente acionada para dar prosseguimento aos procedimentos de polícia judiciária, o que inclui a investigação criminal. Além disso, a perícia foi acionada ao local dos fatos para coletar todas as evidências necessárias, que vão subsidiar o inquérito policial.
A ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal demonstra a capacidade das forças de segurança em identificar e desmantelar grandes esquemas de tráfico internacional de drogas. A investigação continua para identificar os responsáveis por essa complexa operação criminosa e desarticular a organização por trás do carregamento recorde.
Leia também
Sabesp finaliza reparo da cratera no Canal 1 após 26 dias de obras
Santos: maré alta e ressaca deixam partes da orla alagadas e trânsito alterado
Meio-campista Gabriel Bontempo: Santos tenta liberação de convocação da seleção sub-20
Mudanças no setor nuclear: INB sob novo comando
Custo de vida em Santos: secretário de finanças comenta pesquisa que aponta a cidade como a terceira mais cara do país
Meio-campista Gabriel Bontempo: Santos tenta liberação de convocação da seleção sub-20
Centrão pressiona por continuidade de Carlos Vieira na Caixa
Custo de vida em Santos: secretário de finanças comenta pesquisa que aponta a cidade como a terceira mais cara do país
No creo en brujas, pero que las hay, las hay
Santos: maior porto do Brasil lança licitação para deixar canal mais fundo