Equipes de manejo ambiental atuam diariamente, com foco na segurança dos pedestres e na prevenção de quedas de galhos

Redação Publicado em 29/07/2026, às 11h36
A Prefeitura de Guarujá iniciou, nesta terça-feira (28), uma ampla operação de poda ecológica e manutenção arbórea ao longo de toda a extensão da Avenida Leomil, no Centro da cidade. As intervenções visam à preservação ambiental, segurança dos pedestres e prevenção de quedas de galhos sobre a rede elétrica e vias públicas. O serviço é realizado diariamente a partir das 8h e seguirá até a próxima semana, com cronograma que abrange também pontos estratégicos de vias no entorno.
Para a viabilização das equipes e dos maquinários de manejo ambiental, a Diretoria de Trânsito do município executará interdições parciais ao longo dos trechos em obras. Haverá o bloqueio temporário de vagas no estacionamento central e o estreitamento de faixas de rolamento da Avenida Leomil. Além do trabalho de poda preventiva e limpeza das copas, os técnicos ambientais da administração municipal identificaram e programaram a remoção de cinco espécimes arbóreos que se encontravam em estado de degradação estrutural e risco iminente de queda.
Cronograma de intervenções e alterações no trânsito
As atividades operacionais foram divididas em etapas diárias para minimizar os impactos no fluxo de veículos da região central. Nesta terça-feira (28), os serviços concentram-se no trecho compreendido entre a Escola Estadual Vicente De Carvalho e a agência da Caixa Econômica Federal. Na Avenida Puglisi (nº 201), haverá bloqueio total da pista no sentido praia, devendo os motoristas utilizarem como rotas alternativas a Rua Washington Luís ou a própria Avenida Leomil.
Nos dias seguintes, a força-tarefa avançará gradativamente em direção à orla. Na quarta (29) e quinta-feira (30), o manejo arbóreo cobrirá o segmento entre a Caixa Econômica e o cruzamento com a Sabesp (Avenida Brasil), além de pontos específicos nas ruas Petrópolis e Washington Luís. Na sexta-feira (31), as equipes atuarão entre a Avenida Brasil e o comércio Rei do Trigo. A programação será finalizada na próxima semana: na segunda-feira (3), o trecho até a praia recebe o serviço e, na terça-feira (4), haverá arremate de podas na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.
Leia também

Governo de SP ativa Gabinete de Crise após alerta de rajadas fortes e tempestades no Litoral

O homem que nunca esteve ali

Prefeitura de Bertioga lança edição atualizada da Cartilha de Arborização Urbana

Com foco nas projeções do El Niño, Guarujá capacita comunidades e intensifica ações da Defesa Civil

Morro do Itararé em São Vicente recebe simulado de resgate e deslizamento com Forças Armadas

Santos sai atrás e empata em golaço de Yoreli contra o Bragantino no Paulistão F

Prefeitura de Guarujá realiza poda ecológica e remoção de árvores na Avenida Leomil

Neymar confirma despedida da Seleção Brasileira após Copa: "Agora não quero mais"

Polícia Civil prende homem em Santos por tentativa de latrocínio com barra de ferro

Prefeitura de Cubatão leva consultas e tratamentos odontológicos gratuitos à Vila Nova