Polícia

Médico condenado por tráfico é solto e volta a atuar em Samu no litoral de SP

Em 2023 ele foi preso por durante operação policial

O médico foi solto após nove anos de detenção - Imagem: Divulgação/ G1
O médico foi solto após nove anos de detenção - Imagem: Divulgação/ G1

Redação Publicado em 17/05/2024, às 15h59


O médico Frederico Chamone Barbosa da Silva foi solto após nove anos de detenção ao ser condenado a 16 anos de prisão por associação e tráfico de drogas, em 2023, no litoral de São Paulo.

Ele cumpre a pena em regime aberto e com a liberdade condicional concedida pela Justiça, ele retornou ao trabalho no Samu em duas cidades.

Os documentos enviados pelas prefeitura de Santos e São Vicente solicitam que ele atue no plantão noturno, por conta da falta de profissionais na área.

Frederico é médico-cirurgião formado em uma universidade no município. Em novembro de 2023, ele foi preso durante uma operação policial que deteve outros dois homens e uma mulher. Na ocasião, telefonemas foram gravados com autorização da Justiça, até que o grupo foi identificado.

Segundo divulgado pela polícia, na época, o quarteto levava drogas para a cidade de São Bernardo do Campo, de acordo com o g1. A corporação informa que Chamone teria se aproveitado do fato de ser médico para guardar a contabilidade dos entorpecentes dentro de uma unidade de saúde na Baixada Santista.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, Frederico estava detido no Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto (SP) e foi liberado em 19 de setembro de 2023, quando teve a progressão ao regime aberto concedida pelo Poder Judiciário.