Clima

Previsão de chuvas fortes coloca Baixada Santista em estado de alerta

O Instituto Climatempo alertou que há riscos de deslizamentos na região

Previsão de chuvas fortes coloca Baixada Santista em estado de alerta - Imagem: reprodução Freepik
Previsão de chuvas fortes coloca Baixada Santista em estado de alerta - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 29/08/2023, às 11h03 - Atualizado às 11h46


No final de semana, a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, foi afetada por chuvas fortes e essa tendência chuvosa persistiu na última segunda-feira (28).

De acordo com informações do G1, essa condição meteorológica deve perdurar até a próxima quarta-feira (30), trazendo consigo chuvas intensas e persistentes. O Instituto Climatempo alertou que há riscos consideráveis de deslizamentos na região, levando a Defesa Civil de Santos a manter um estado de atenção.

O órgão explicou que a presença de extensas camadas de nuvens sobre a área e a forte infiltração marítima são os fatores determinantes para a ocorrência das chuvas intensas, sobretudo até esta terça-feira (29). As temperaturas, de acordo com as previsões, permanecerão amenas nos próximos dias.

Os registros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) mostraram que, nos últimos três dias, os acumulados de chuva atingiram 177 mm em Bertioga, 139 mm no Guarujá, 125 mm em Santos e 120 mm em Cubatão.

Em comunicado oficial, a Defesa Civil de Santos destacou que, devido à quantidade significativa de chuvas nos últimos dias, persiste um risco substancial de deslizamentos, especialmente se novas precipitações ocorrerem.

"As vistorias em áreas de riscos continuam em andamento como medida de prevenção. Os morros da cidade se encontram em nível de atenção, contudo, sem ocorrências", disse a nota.