Notícias

Procon e surto de virose: órgão exige reforço nas reposições de medicamentos

Objetivo é atender à crescente demanda dos consumidores da região

Guarujá registrou aumento expressivo nos casos de virose no início deste ano - Imagem: Freepik
Guarujá registrou aumento expressivo nos casos de virose no início deste ano - Imagem: Freepik

Karina Faleiros Publicado em 09/01/2025, às 10h54


O Procon, órgão de proteção e defesa do consumidor, enviou um pedido formal as associações que representam empresas varejistas de alimentos, bebidas e medicamentos, para que acelerem a reposição de produtos e reforcem os estoques em suas unidades no litoral de SP.

Nesta época do ano, a demanda dos consumidores aumenta, e o objeto é atender a esta crescente e evitar a falta de produtos essenciais e aumentos abusivos nos preços, especialmente diante da alta de doenças gastrointestinais. Segundo informações do Diário do Litoral, entre os itens mais procurados, estão medicamentos, água mineral e bebidas isotônicas.

Associações notificadas

  • Apas (Associação Paulista de Supermercados)
  • IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo)
  • Abrafarma (Associação Brsileira de Farmácias e Drogarias)
  • Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores).

Neste início de ano, Guarujá registrou um aumento expressivo nos casos de virose. De acordo com a prefeitura, as queixas relacionadas a sintomas virais no pronto-atendimentos cresceram 42%. Além de Guarujá, moradores e turistas de Santos, Praia Grande e São Sebastião, também relataram sintomas gastrointestinais.

Os sinais que indicam a necessidade de atendimento médico incluem: evacuações frequentes e líquidas, dificuldade para manter a hidratação devido aos vômitos persistentes e sinais de desidratação como pele e boca secas.