Objetivo principal é propor a reflexão sobre o uso excessivo de veículos automotores e incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis

Karina Faleiros Publicado em 21/09/2025, às 20h40
Setembro marca o Mês da Mobilidade Urbana no Brasil e uma das datas mais importantes do período é o dia 22, em que é comemorado o Dia Mundial sem Carro. Celebrado em cidades do mundo todo, o objetivo principal é propor a reflexão sobre o uso excessivo de veículos automotores e incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis. Os santistas terão a oportunidade de aderir à campanha mundial e deixar o carro em casa para usar as bicicletas do Bike Santos, gratuitamente na próxima segunda-feira, dia 22.
Para utilizar o serviço e aproveitar a campanha, basta fazer o download do app na Play Store ou App Store e procurar por ‘Bike Santos’. Ao fazer o cadastro, será solicitado ao usuário o registro de um cartão de crédito, mas nada será cobrado pelo uso das bikes no dia 22. As regras de utilização serão as mesmas dos demais dias: é possível fazer quantas viagens quiser de até 60 minutos, depois é preciso devolver a bike, e aguardar 15 minutos antes de pegar outra.
“A bicicleta é um meio de transporte eficiente, acessível e saudável. Essa ação é uma forma de estimular a população a adotá-la como parte da mobilidade urbana e reconhecer o papel dos ciclistas no trânsito da cidade”, afirma Marcelo Afonso Prado, diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos
Enquanto o setor de transportes é apontado como um dos maiores responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, as bikes oferecem uma alternativa de mobilidade mais sustentável. De acordo com o levantamento da Serttel, empresa responsável pelo sistema de bicicletas compartilhadas, em Santos, até o mês de agosto deste ano foram realizados mais de 190 mil deslocamentos, com mais de 302 mil km rodados. Os números representam 45 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos, equivalente à poluição anual gerada por 26 carros.
Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel explica que os benefícios vão além do cuidado com o meio ambiente.” O uso da bicicleta contribui para a redução do trânsito e da poluição, mas também promove uma vida mais ativa e saudável à população. Em tempos em que a sustentabilidade se torna cada vez mais urgente, iniciativas como o Bike Santos é exemplo de que é possível transformar a mobilidade urbana em um modelo mais inclusivo e sustentável”, destaca.
Em Santos, as bicicletas compartilhadas estão disponíveis todos os dias da semana, das 06h às 23h, em 43 estações. O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.
SERVIÇO:
Data: 22 de setembro
Horário: 06h às 23h
Local: Santos
Passe livre durante todo o dia.
Leia também

Operação em São Vicente captura peça-chave do tráfico e apreende celular

Privatização das travessias por balsas no litoral de SP é aprovada pela ALESP

Túnel das catraias é reaberto após obras ferroviárias

Carnacentro 2024: festa de lançamento acontece em Santos no próximo sábado

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

CBF divulga áudio do VAR na anulação do pênalti do Santos na partida contra o Sport

DJ de 70 anos desaparecido em São Vicente é achado em hotel da cidade

Operação Policial apreende quase 400 kg de drogas escondidas em tonéis no Guarujá

Polícia prende "hacker" em flagrante durante golpes de fraude eletrônica em Itanhaém

Justiça condena construtora por demitir funcionário com câncer logo após o retorno do INSS