A campanha de vacinação contra a gripe continuará até 31 de maio
Manoela Cardozo Publicado em 15/04/2024, às 08h39
No último sábado (13), a cidade de Santos promoveu o Dia D de vacinação contra a gripe, com trinta policlínicas abertas para a campanha.
De acordo com informações da Prefeitura, ao todo, foram aplicadas 3.528 doses de vacina, sendo 3.143 contra a gripe e 385 de outros imunizantes.
A campanha de vacinação contra a gripe continuará até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas semanalmente nos canais de comunicação da Prefeitura de Santos.
Podem receber a vacina pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, trabalhadores da saúde, professores, portuários, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e forças de segurança e salvamento.
É importante destacar que quem recebeu a vacina contra a gripe no ano passado deve tomá-la novamente, pois se trata de uma vacina atualizada de acordo com as mutações dos vírus Influenza. A vacina é trivalente, protegendo contra três cepas do vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B.
Para receber a vacina contra a gripe, é necessário levar CPF, documento com foto e comprovante de residência em Santos.
Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico, enquanto aqueles com deficiência permanente devem mostrar laudo médico ou a carteira de identificação emitida pela Prefeitura de Santos.
Os trabalhadores da saúde, professores, portuários, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e forças de segurança e salvamento devem apresentar comprovante de vínculo ativo com a instituição em que atuam. Gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes.
As instituições de longa permanência devem solicitar a vacinação de seus residentes na policlínica de referência da localização. Até 15 de abril, Santos está cadastrando acamados para a vacinação contra a gripe.
O acompanhante ou cuidador deve fazer a inscrição na policlínica de referência do endereço do acamado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e preencher um requerimento, apresentando documento com foto do acamado, comprovante de residência e laudo médico. Pacientes da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos não precisam se cadastrar, pois já estão automaticamente contemplados.
Para os demais, a inscrição é necessária, mesmo para aqueles que já foram atendidos em anos anteriores.
A vacina contra a covid-19 também pode ser solicitada durante a visita domiciliar, de acordo com o público estabelecido pelo Ministério da Saúde e histórico vacinal. A inscrição é aberta a todas as pessoas consideradas acamadas, que necessitam de cuidados de saúde em casa e são incapazes de se deslocarem à policlínica.
Leia também
Santos conhece tabela da Série B do Brasileirão; em viagens, terá mais de 40 mil km de deslocamento
Inscrições para corrida Inclusão ao Inverso abrem em Santos
Oportunidade: SINHORES abre inscrições para oito cursos profissionalizantes gratuitos
Adolescente de 17 anos morre após se afogar em praia do litoral de SP
Guarujá fará rematrícula dos alunos do EJA até esta sexta-feira
Secretário de esportes de Santos destaca 423 eventos esportivos em 365 dias na cidade
Família aumenta: nasce Mel, a filha caçula de Neymar e Bruna Biancardi
Alerta na Baixada Santista: migração de pinguins resulta em diversos encalhes e mais de 40 mortos
Acidente na Ponte dos Barreiros: motorista alcoolizado é preso após acidente; criança foi atingida
Cangaço digital: bancos em alerta contra hackers