Saúde

Em Santos, primeiro dia de campanha contra a gripe vacina mais de 800 pessoas

O primeiro dia da campanha anual de vacinação contra a gripe em Santos foi um sucesso

Em Santos, primeiro dia de campanha contra a gripe vacina mais de 800 pessoas - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Em Santos, primeiro dia de campanha contra a gripe vacina mais de 800 pessoas - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 26/03/2024, às 10h48


O primeiro dia da campanha anual de vacinação contra a gripe em Santos foi um sucesso, com centenas de pessoas comparecendo para receber a imunização na última segunda-feira (25).

Conforme informações da Prefeitura, ao todo, foram administradas 822 doses da vacina trivalente, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas policlínicas da cidade.

Nesta fase inicial, estão sendo atendidos os grupos prioritários, incluindo pessoas com mais de 70 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e residentes de instituições de longa permanência.

Nos próximos dias, outros grupos serão gradualmente incluídos na campanha, que se estenderá até 31 de maio, com o Dia D de vacinação marcado para 13 de abril.

A vacina oferece proteção contra três cepas do vírus da gripe: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

É importante ressaltar que uma nova imunização é necessária para aqueles que foram vacinados no ano anterior, pois a vacina é atualizada para acompanhar as mutações dos vírus da gripe que estão em circulação.

Quanto à procura pelo imunizante nesta primeira fase, a técnica de enfermagem Alana Ferreira, de 28 anos, que faz parte da equipe de vacinação, expressou otimismo em relação ao interesse do público.

“Estamos com bastante procura, principalmente na parte da manhã. A gente sabe que são grupos de pessoas mais vulneráveis, como os idosos, que precisam manter esse cuidado, principalmente por estarem mais expostos. É muito importante para todos virem atualizar a dose da vacina e, pela conscientização por parte deles, estamos indo bem”, concluiu.