Segurança

Santos é a cidade menos violenta da Baixada Santista; veja lista

O pacote de investimentos na cidade levantou mais de R$ 53 milhões

Santos é a cidade menos violenta da Baixada Santista; veja lista - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Santos é a cidade menos violenta da Baixada Santista; veja lista - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 07/12/2023, às 12h47 - Atualizado às 13h28


A menor taxa de crimes violentos na região da Baixada Santista foi registrada na cidade de Santos, conforme indicado pelo Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), um estudo elaborado pelo Instituto Sou da Paz com base em dados de 2022 da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

A divulgação dos locais mais propensos à violência, feita na última segunda-feira (05) posicionou Santos na 100ª colocação, apresentando uma taxa de 6,85 entre os 136 municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes.

O levantamento compila ocorrências como roubos, estupros e homicídios, atribuindo diferentes pesos às categorias de crimes contra a vida (homicídios), dignidade sexual (estupros) e patrimoniais (roubos e furtos).

No cenário estadual, o litoral paulista lidera a lista das localidades mais propensas à violência, com Peruíbe, Caraguatatuba, Mongaguá, Ubatuba, Itanhaém e Bertioga figurando entre as dez com maior incidência criminal.

Por outro lado, Capivari, Pirassununga e Nova Odessa destacam-se como os três melhores indicadores, apresentando taxas de 1,71, 2,26 e 2,95, respectivamente.

O IECV, lançado pela primeira vez em 2018, visa facilitar uma avaliação abrangente das dimensões da violência e segurança pública no estado de São Paulo.

Ele analisa diversas tendências criminais, possibilitando a comparação de estatísticas e o nível de exposição da população a esses crimes entre diferentes cidades e distritos policiais ao longo do tempo. Santos tem se destacado nos últimos anos em vários indicadores nacionais como uma das cidades mais seguras do Brasil, resultado direto dos investimentos e estratégias desenvolvidos pela Administração na área de segurança.

Imagem: reprodução Instituto Sou da Paz
Imagem: reprodução Instituto Sou da Paz