Nando Pinheiro é o candidato do Avante à Prefeitura de Santos, prometendo gestão e zelo pela cidade
Redação Publicado em 06/09/2024, às 11h06
No começo de agosto, o Avante oficializou a candidatura do influenciador digital Nando Pinheiro à Prefeitura de Santos (SP), durante convenção partidária realizada no espaço Hedwig Eventos, no bairro Gonzaga. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, Nando Pinheiro tenta, pela segunda vez, adentrar a vida política, mesmo sem qualquer experiência em cargos públicos.
Henrique Gainete, advogado com longa trajetória como escrevente no Fórum de Santos, será o vice-prefeito na chapa. Com um discurso recheado de promessas vagas, Pinheiro destacou a importância de saúde, educação, segurança e mobilidade como deveres do gestor público, mencionando também Parcerias Público-Privadas para impulsionar o turismo na cidade. No entanto, para um candidato que nunca geriu nada além de seu próprio nome como marca, essas promessas soam vazias diante da realidade dos eleitores.
Filho de zelador, Nando Pinheiro nasceu em São Paulo e mudou-se para a Baixada Santista aos seis anos. Trabalhou como locutor de rádio antes de se tornar um influenciador digital, onde acumulou milhões de seguidores e, segundo sua própria declaração, um patrimônio de R$ 1,5 milhão. Em 2022, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Agora, volta ao cenário político com uma nova tentativa, apostando no poder das redes sociais e na força de sua popularidade digital para conquistar os eleitores santistas.
Ainda segundo informações do Diário de São Paulo, Nando Pinheiro não esconde sua ambição de ser o "Pablo Marçal da Baixada Santista", tentando replicar o sucesso do coach motivacional que ganhou destaque nacional ao flertar com a candidatura à presidência da República — o que não deu certo. Agora, Pablo Marçal está concorrendo à Prefeitura de São Paulo, e Pinheiro segue seus passos, acreditando que pode transformar Santos, mesmo sem uma trajetória política ou experiência na gestão pública. Resta saber se os santistas estão dispostos a "fazer o M", ou melhor, "fazer o P" e apostar em um candidato cuja principal credencial é a popularidade na internet.
Leia também
Assalto em loja de motos em São Vicente causa revolta em moradores
PAT Guarujá oferece novas vagas de emprego nesta quinta; conheça as oportunidades
Museu do Café celebra dia das crianças com aventura noturna e histórias encantadoras
Obras no Sistema Anchieta-Imigrantes: veja a programação para esta semana
Pais de Thiago Brennand não deixam de visitar filho na prisão; saiba mais sobre relação da família