Proposta estabelece os riscos e direitos relacionados ao uso e desenvolvimentos de IAs
Karina Faleiros Publicado em 11/12/2024, às 10h47
A regulamentação da Inteligência Artificial (IA) foi aprovada pelo Senado, em votação simbólica, nesta terça-feira (10). Após esta etapa, o texto deve seguir para a análise da Câmara dos Deputados.
A proposta contou com seis versões do relatório apresentadas pelo relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), e é alvo de divergências durante a tramitação. O senador negociou diversas mudanças para conciliar o projeto com a oposição, o governo e representantes do setor de tecnologia.
O líder do governo do Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP) e artistas se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antes da votação. Cantores, atores e autores defenderam no encontro a preservação no projeto da remuneração dos direitos autorais, que é questionada por integrantes da oposição.
A proposta envolve estabelecer os riscos e direitos relacionados ao uso e desenvolvimento de IAs no Brasil. Em seu parecer, o relator afirma ter buscado equilibras a garantia da preservação de direitos fundamentais e das condições para o desenvolvimento tecnológico.
A matéria tramita desde o ano passado e é considerada prioritária pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é o autor do projeto principal analisado na comissão. O texto teve como base um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas criada por Pacheco.
Leia também
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
ANTES DE SUZANE: conheça a história da santista que planejou a morte brutal dos próprios pais
Santos celebra 479 anos com programação especial e show de Thiaguinho
Homem é preso por portar imagens de abuso infantil no litoral de SP
Praia do Perequê é a mais poluída da Baixada Santista em 2024, aponta Cesteb
Marcos Pontes pode comprometer sua trajetória política?
Vagas PAT: Guarujá oferece 64 oportunidades de emprego
Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas
Três familiares são resgatados de afogamento pelo GBMar em Praia Grande
Surto de norovírus no MSC Grandiosa atinge 127 passageiros a bordo