Com a Operação Descida e Subida, motoristas terão rotas definidas para evitar congestionamentos durante os feriados

Karina Faleiros Publicado em 16/04/2025, às 10h05
Entre os dias 17 e 22 de abril, a Ecovias, concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), estima que entre 274 mil e 421 mil veículos sigam em direção ao litoral neste período, que compreende os feriados da sexta-feira Santa e Tiradentes.
Para que haja mais fluidez e segurança viária, diversas operações especiais serão implantadas, com o acompanhamento da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e apoio da Polícia Rodoviária, do estado de São Paulo.
A partir desta quinta-feira (17), o fluxo de veículos rumo à Baixada Santista deve se intensidifcar, e na sexta-feira (18), o tráfego também deve ser intenso até às 18h. Para esses período, está a prevista a implantação da Operação Descida (7x3), na qual os motoristas poderão utilizar as pistas norte e sul da via Anchieta e a pista sul da rodovia dos Imigrantes para descer ao litoral. A subida será realizada exclusivamente pela pista norte da Imigrantes.
Já no domingo (20), no retorno a São Paulo, o tráfego deve aumentar, das 15h às 23h59, e no dia 21 (segunda-feira), das 7h às 23h59. Durante esses horários, será adotada a Operação Subida (2x8), permitindo que os motoristas possam subir a serra pelas pistas norte e sul da Imigrantes e pela pista norte da via Anchieta, enquanto a descida será feita apenas pela pista sul da Anchieta.
Durante o feriado, a Ecovias contará com 72 viaturas à disposição, incluindo pick-ups de inspeção de tráfego, ambulâncias UTI, ambulâncias de resgate, veículos leves de atendimento rápido, guinchos leves e pesados - incluindo um guincho 100% elétrico para atendimento de veículos leves - e dois caminhões munk, equipamentos utilizados para içamento de cargas, além de motocicletas.
Leia também

Câmara de Santos aprova lei que obriga restaurantes a oferecer cardápios físicos e em braile

Justiça absolve acusado de tentar matar policiais em ação contra baile funk no litoral de SP

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá

Vivemos num mundo de mentirosos, mas numa boa

Brasil está no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia