Após um período seco, a baixada se prepara para chuvas em setembro, com mudanças climáticas significativas ao longo do mês
Gabriel Nubile Publicado em 02/09/2025, às 10h09
Após um período mais seco, a Baixada Santista e o litoral de São Paulo devem se preparar para a volta das chuvas em setembro. A previsão da Defesa Civil Estadual indica que o mês será de transição, com o clima mudando bastante entre a primeira e a última semana.
A primeira metade do mês deve ser mais tranquila. Até o dia 12, o tempo vai continuar seco, com as temperaturas ficando entre 14 °C e 25 °C, que são números normais para essa época do ano. A partir da metade do mês, entre os dias 12 e 17, a situação muda. A chuva deve voltar, caindo de forma leve a moderada, e as temperaturas máximas vão diminuir um pouco, ficando entre 22 °C e 24 °C.
A segunda metade de setembro é que vai exigir mais atenção. Entre os dias 18 e 25, o tempo continua instável, com chuvas ocasionalmente e pouca variação de temperatura. Mas o cenário piora no fim do mês, entre os dias 26 e 30, quando as chuvas devem ficar mais fortes e mais frequentes. A Defesa Civil destaca o dia 29 como o mais preocupante, com a chance de muita água cair na região.
Entenda a mudança e o risco de alagamentos
A explicação para essa mudança está na transição entre o inverno e a primavera. Este período marca o fim da fase mais fria e seca e o início da volta gradual das chuvas que são típicas da primavera. A circulação dos ventos vai ajudar a trazer mais umidade para a região, aumentando as chances de chuvas fortes, muitas delas com trovoadas. Esse cenário deve continuar e ficar ainda mais forte em outubro, quando começa oficialmente o período mais chuvoso.
A Defesa Civil também alertou que o fenômeno La Niña pode influenciar a frequência das chuvas e as variações de temperatura ao longo de toda a estação. Com a previsão de chuva mais forte no fim do mês, a Baixada Santista pode enfrentar problemas. Há risco de alagamentos, de dificuldade para enxergar nas ruas e até de o mar ficar mais agitado. Já na Grande São Paulo, o tempo instável deve começar um pouco antes, a partir do dia 22.
O aviso da Defesa Civil é para que a população se prepare e fique atenta aos riscos, principalmente nos últimos dias do mês, quando a quantidade de chuva pode causar transtornos e colocar a segurança das pessoas em risco.
Drones em operações policiais: proposta polêmica no Rio
Polícia de Itanhaém encontra arsenal e dinheiro em casa de traficante procurado
Morre Babbo Américo, símbolo da culinária italiana em Santos, aos 89 anos
Brasil possui 4.024 museus, mas 388 estão fechados
Após decisão do TCU, leilão do túnel Santos–Guarujá está mantido, diz secretário estadual de Parcerias e Investimentos
Após decisão do TCU, leilão do túnel Santos–Guarujá está mantido, diz secretário estadual de Parcerias e Investimentos
Do universo de Oppenheimer para o palco: Santos recebe a peça O Legítimo Pai da Bomba Atômica
Com a ajuda de jovem, polícia prende homem por importunação sexual em Cajati
Brasil possui 4.024 museus, mas 388 estão fechados
LIDE Futuro Litoral promove encontro com Rogério Sampaio, Secretário Municipal de Esportes de Santos