Até julho
deste ano, já foram transportados mais de 1,8 milhão de ciclistas nas oito
travessias litorâneas operadas no Estado:
Santos/
Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Jureia, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananeia/Ariri, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logísitca (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH).
A média mensal é de 260 mil bicicletas transportadas. "A travessia de balsas no estado de São Paulo são essenciais, especialmente para os usuários que utilizam o serviço como ciclistas ou pedestres. Diante dessa alta demanda, temos trabalhado continuamente, com investimento expressivos, para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento. Este serviço é vital para os moradores, além de contribuir significativamente para a redução da poluição e das emissões, uma vez que muitos optam por bicicletas em vez de veículos movidos a combustíveis fósseis", afirma Jamile Consulin, diretora do Departamento Hidroviária.
Um destaque especial, são as duas rotas que ligam Santos e Guarujá, que transportam diariamente mais de 6.600 ciclistas. Na travessia Santos/Guarujá, a média diária é de 5.187 ciclistas, enquanto na rota Santos/Vicente de Carvalho, o volume diário médio é de 1.481 ciclistas.
Em 2024, essas duas rotas já ultrapassaram 1,5 milhão de ciclistas. Além disso, neste ano, já foram entregues três embarcações reformadas e modernizadas: FB-21, FB-27' e FB-28, com um investimento total de R$ 23,4 milhões, atendendo as regiões da Baixada Santista.