Durante patrulhamento, policiais notaram comportamento suspeito e realizaram abordagem, resultando na prisão do foragido

Redação Publicado em 09/02/2026, às 09h16
Muitas vezes, a tentativa de passar despercebido acaba tendo o efeito contrário e chamando ainda mais a atenção das autoridades. Foi exatamente esse "vacilo" que custou a liberdade de um homem neste domingo (8), em Peruíbe. Ele, que estava sendo procurado pela Justiça e deveria manter a discrição, acabou se entregando pelo próprio nervosismo ao cruzar com uma viatura da Polícia Militar.
O caso aconteceu durante um patrulhamento ostensivo realizado por uma equipe da Força Tática do 29º Batalhão do Interior. Os policiais circulavam pelas ruas do bairro Pérola Negra, uma região que recebe atenção constante da segurança pública, quando notaram um pedestre com um comportamento estranho. Não havia nada de ilegal acontecendo naquele exato momento, mas a linguagem corporal do rapaz acendeu o alerta da equipe.
O corpo fala
Ao perceber a aproximação do carro da polícia, o homem tentou, de forma brusca, esconder o rosto e mudar de direção. Essa atitude, típica de quem tem algo a temer, foi o suficiente para que os agentes decidissem realizar a abordagem imediata.
O procedimento padrão foi seguido à risca. Os policiais desembarcaram e deram a ordem de parada. Durante a revista pessoal, aquele momento em que se verifica se a pessoa está portando armas ou drogas, nada de ilícito foi encontrado. O homem estava "limpo" fisicamente, sem nenhum objeto que pudesse incriminá-lo ali na hora. No entanto, o problema dele não estava nos bolsos, mas sim no sistema judiciário.
Dívida com a lei
Mesmo sem encontrar nada material, os policiais solicitaram os documentos do suspeito para uma verificação de rotina. Ao consultarem os dados junto ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), a verdade veio à tona. O sistema apontou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. Ou seja, ele era considerado um foragido e estava circulando livremente pelas ruas da cidade.
A tentativa de desviar o olhar da viatura acabou sendo a prova de que o instinto policial estava certo. Diante da confirmação do mandado, ele recebeu voz de prisão no local e não teve para onde correr. O homem foi conduzido imediatamente para o Distrito Policial de Peruíbe. Agora, ele permanece detido à disposição da Justiça para cumprir a pena que estava pendente, encerrando seu tempo de fuga.
Leia também

Incêndio em esteira de grãos assusta trabalhadores, mas é controlado rapidamente no Porto de Santos

Acusado de abusar de menino em praia de Guarujá morre após sofrer agressões em presídio

Primavera de extremos: com onda de calor já no sábado, Baixada Santista se prepara para tempo instável

Abandonados por antigos moradores, cachorros que viviam em correntes curtas são salvos pela Justiça

São Vicente amplia vacinação de idosos com dose da Pneumo 20; saiba quem pode se vacinar

Homem é preso pela Força Tática após entregar próprio esconderijo de drogas em Itanhaém

Motorista foge após bater em carreta de grãos e provocar vazamento de soja na pista da Anchieta

Confusão na rua termina com captura de homem procurado pela Justiça em Mongaguá

Câmera flagra momento em que adolescentes de bicicleta roubam joia de mulher em Praia Grande

São Vicente amplia vacinação de idosos com dose da Pneumo 20; saiba quem pode se vacinar