Polícia Militar alerta sobre os principais alvos dos bandidos e dá dicas para proteger seus objetos de valor nas festas

Redação Publicado em 09/02/2026, às 08h58
Com a chegada do calor intenso e a proximidade das festas de Carnaval, as cidades do litoral paulista veem sua população multiplicar. Turistas descem a serra em busca de sol e diversão, lotando as praias e as ruas. Para garantir que esse momento de lazer não termine em delegacia, a Polícia Militar de São Paulo colocou o bloco na rua com a "Operação Verão Integrada". O objetivo é claro: aumentar a presença de viaturas e policiais nos pontos turísticos para inibir a ação de criminosos.
No entanto, a segurança não depende apenas da farda. A corporação alerta que a atitude de quem está curtindo a folia faz toda a diferença na prevenção de crimes. Aquele velho ditado de que "a ocasião faz o ladrão" nunca foi tão verdadeiro, especialmente em locais com muita aglomeração, como os blocos de rua e os calçadões das orlas. Por isso, a recomendação principal é a colaboração entre a polícia e a comunidade.
Atenção redobrada com objetos de valor
O principal alvo dos bandidos nessas épocas é o celular. A dica de ouro é evitar sacar o aparelho no meio da multidão para fazer fotos ou vídeos, pois é nesse momento de distração que o furto acontece. Se for inevitável levar o telefone, mantenha-o em bolsos com zíper ou em doleiras escondidas por baixo da roupa.
Outro ponto de atenção são as bolsas e mochilas. A orientação da PM é clara: nunca as deixe nas costas em lugares cheios. Traga sempre para a frente do corpo, onde você possa ver e sentir seus pertences. Além disso, evite ostentar joias, relógios caros ou grandes quantias em dinheiro vivo. A simplicidade é a melhor amiga da segurança durante o Carnaval. Desconfie também de "esbarrões" ou de pessoas estranhas puxando conversa muito de perto; muitas vezes, isso é apenas uma tática para desviar sua atenção enquanto um comparsa age.
Se beber, não dirija
A festa combina com alegria, mas não combina com volante se houver álcool envolvido. A Polícia Militar reforça a importância de respeitar as leis de trânsito. Se você pretende beber aquela cervejinha na praia ou no churrasco, deixe o carro na garagem.
Hoje em dia, não faltam opções: use o transporte público (ônibus e VLT) ou chame um carro por aplicativo. Além de evitar multas pesadas e a suspensão da carteira, essa atitude simples salva vidas e evita tragédias que podem marcar o feriado para sempre.
Caso presencie qualquer atitude suspeita ou se envolva em alguma emergência, não hesite em acionar a ajuda oficial. O telefone 190 está disponível 24 horas por dia. O reforço no policiamento está aí para garantir a lei e a paz, mas o cidadão consciente é a peça-chave para que o verão deixe apenas boas lembranças.
Leia também

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Após chuva de 126 mm, barreira cai e árvores invadem restaurante em Bertioga

Prefeito de Santos veta projeto de embarque de ônibus fora dos pontos designados à noite

Com gol de Rony, Santos vence Noroeste e ainda briga pela classificação

Abordagem de rotina vira captura de procurado: motociclista é detido com extensa ficha criminal em Itanhaém

Violência na madrugada: homem é morto a tiros em Praia Grande e atirador acaba preso com pistola carregada

Briosa lidera a Série A3 após golear o Desportivo Brasil em Porto Feliz

Adeus ao posto de 'mais caro do Brasil': entenda como fica a cobrança no Sistema Anchieta-Imigrantes

São Vicente abre 200 vagas para aplicação gratuita de implanon

Justiça dá ultimato de um mês para hospital resolver calor e sujeira na maternidade em Pariquera-Açu