Polícia

PM encontra carro clonado em Itanhaém e suspeito foge pela janela durante a ação

Durante a abordagem, a polícia encontrou crianças na casa e recuperou bens da vítima, apesar da fuga do responsável

Um veículo estacionado em Itanhaém revela um esquema de furto e receptação, levando a uma operação policial na região - Foto: Divulgação/ 29° BPMI
Um veículo estacionado em Itanhaém revela um esquema de furto e receptação, levando a uma operação policial na região - Foto: Divulgação/ 29° BPMI

Redação Publicado em 27/01/2026, às 09h27


O que deveria ser apenas um veículo estacionado em uma rua residencial acabou revelando um esquema de furto e receptação no bairro Gaivotas, em Itanhaém. Na última sexta-feira (23), policiais militares que faziam a ronda pela região desconfiaram de um Fiat Idea parado na frente de uma casa. A intuição da equipe estava certa: aquele carro, além de estar irregular, era a peça-chave para solucionar um crime de furto a residência que havia acontecido recentemente na cidade.

Ao se aproximarem do automóvel para fazer a checagem de rotina, os agentes da 2ª Companhia do 29º Batalhão notaram sinais claros de adulteração. A suspeita se confirmou quando eles consultaram a numeração do chassi no sistema. O resultado mostrou que se tratava de um "carro dublê", um veículo furtado que roda com placas e documentos copiados de outro carro legalizado para enganar a fiscalização. Além disso, o Fiat Idea já havia sido apontado como o veículo utilizado para transportar os itens levados de uma casa na região.

Fuga pela janela e crianças na casa

Com a confirmação de que o carro na calçada era roubado, a equipe decidiu entrar no imóvel para averiguação. No entanto, a recepção foi inesperada. Dentro da casa, os policiais encontraram apenas dois menores de idade. O homem apontado como responsável pelo local e pelo veículo percebeu a chegada da viatura a tempo de escapar.

A fuga foi rápida e desesperada: ele pulou a janela de um dos quartos e correu em direção a uma área de mata fechada que fica nos fundos do terreno. Os policiais pediram reforço e outras viaturas cercaram a região para tentar localizar o fugitivo, mas, devido à densidade da vegetação e ao conhecimento que ele tinha do local, o suspeito conseguiu sumir e não foi encontrado naquele momento.

Recuperação dos bens

Apesar da fuga, a operação teve saldo positivo. Ao revistarem o interior da residência, os agentes encontraram o telefone celular que pertencia à vítima do furto, provando a ligação do suspeito com o crime. Outros dois aparelhos de procedência duvidosa também foram recolhidos.

Os menores que estavam na casa não foram deixados sozinhos; a polícia acionou um familiar responsável para cuidar deles. Todo o material apreendido e o carro clonado foram levados para o Plantão Policial de Itanhaém. Mesmo sem a prisão em flagrante, o homem já foi devidamente identificado pela Polícia Civil, que solicitou perícia técnica no local e agora segue com o inquérito para responsabilizá-lo pelos crimes de furto, receptação e adulteração de veículo.