Segurança

OPERAÇÃO VERÃO: mais de 530 PMs reforçam policiamento em Praia Grande

A Operação Verão conta também com o apoio da Guarda Civil Municipal

OPERAÇÃO VERÃO: mais de 530 PMs reforçam policiamento em Praia Grande - Imagem: reprodução Freepik
OPERAÇÃO VERÃO: mais de 530 PMs reforçam policiamento em Praia Grande - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 18/12/2023, às 09h00


A cidade de Praia Grande se prepara para a Operação Verão 2023/2024 com o reforço significativo de mais de 530 policiais militares que estarão em serviço até o período do Carnaval.

Conforme informações da Prefeitura, nesta próxima segunda-feira (18), está programada a chegada desses profissionais, uma ação que ocorre anualmente por meio de um convênio entre a Prefeitura e as autoridades de segurança.

Conforme a tradição, a Operação Verão é viabilizada por meio de um acordo com a Prefeitura, responsável por custear as despesas de hospedagem e alimentação dos policiais originários de diversas cidades do interior do estado de São Paulo.

O contingente reforçado abrangerá não apenas policiais militares, mas também policiais rodoviários, juntamente com a participação inédita de 70 alunos oficiais e três oficiais da Academia do Barro Branco.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, destacou a importância crucial desse aporte à segurança da cidade.

“Trata-se de um trabalho integrado entre as forças de segurança, envolvendo ainda a Polícia Civil e secretarias municipais como Trânsito e Urbanismo”, explicou.

A justificativa reside na expectativa de um aumento no número de turistas em Praia Grande, podendo ultrapassar os registros dos anos anteriores, quando a presença chegou a superar 1,5 milhão de pessoas.

Além dos policiais, a cidade também está se beneficiando do apoio de 50 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo estadual, contribuindo para a segurança nas praias do município.

A Guarda Civil Municipal, por sua vez, mobilizará um efetivo de 513 integrantes, que atuarão em escalas extras e incluirão unidades especializadas, como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos) e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em veículos elétricos que percorrem o calçadão para apoiar as unidades de patrulhamento, motocicletas e bicicletas.

Outro recurso de grande relevância disponível durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento distribuídas pela cidade.

Atualmente, o parque tecnológico é composto por mais de 3.300 equipamentos, dotados de softwares avançados de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além da inclusão de drones operados pela Guarda Civil Municipal.