Crianças acompanhadas pela SESAP serão encaminhadas para o serviço
Manoela Cardozo Publicado em 16/10/2023, às 11h02 - Atualizado às 11h27
A Prefeitura de Praia Grande estabeleceu uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Praia Grande (APAE-PG) para oferecer assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Conforme informações do órgao, a instituição já está prestando atendimento a 30 pacientes com idades entre cinco e 11 anos que possuem um diagnóstico médico de TEA, ampliando assim o acesso da comunidade a esse serviço na cidade.
A APAE possui uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, proporcionando todo o suporte necessário durante as terapias.
"A parceria da Prefeitura com a APAE é em relação ao Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista. Aqui nós vamos atender 30 crianças de 5 a 11 anos e 11 meses, de nível 1 a nível 3 de autismo. As terapias desenvolvidas aqui vão procurar estimular de maneira precoce esses pacientes, para que eles possam se desenvolver e ter uma maior interação e integração com a sociedade”, destacou Karina Kristina Vieira, coordenadora administrativa da APAE-PG.
Essa assistência será prestada de forma contínua ao longo de aproximadamente dois anos, com a frequência das sessões por semana sendo determinada com base na avaliação da equipe multidisciplinar.
Os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP) de Praia Grande, conforme a disponibilidade de vagas.
Para receber o atendimento, os pacientes devem ser acompanhados pela equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado no Bairro Mirim. Essa equipe multiprofissional é responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento dos pacientes.
“As crianças passam pela triagem no CER e após o diagnóstico confirmado pelo neuropediatra e pela equipe multidisciplinar e a elaboração do laudo médico, elas são encaminhadas para as terapias, que podem ser realizadas no próprio CER ou, dependendo da disponibilidade de vagas, na rede credenciada”, concluiu a subsecretária de Atenção à Saúde de Praia Grande, Bruna Renó.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil