Santos

3 curiosidades sobre Santos que talvez você não conheça

A cidade atende a todos os gostos

3 curiosidades sobre Santos que talvez você não conheça - Imagem: reprodução Instagram
3 curiosidades sobre Santos que talvez você não conheça - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 13/06/2023, às 11h16


Mesmo sendo muito conhecida pelo time de futebol, Santos não decepciona como cidade. É um local que atende a todos os gostos: promove o esporte, é um dos principais destinos turísticos do litoral de São Paulo e conta com uma infraestrutura comparável à de uma metrópole.

Segundo o Alma PG, além de sua abundância de belezas naturais e pontos turísticos, Santos é o lugar perfeito para visitar e desfrutar de momentos de relaxamento.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre a cidade:

1 - NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT

A devoção a Nossa Senhora do Monte Serrat vem da época colonial e possui um contexto significativo para ser escolhida como padroeira da cidade.

Segundo relatos históricos, em 1614, durante a invasão holandesa à Ilha de São Vicente, toda a população de Santos e São Vicente buscou abrigo no monte, rezando e suplicando a proteção da Virgem.

Quando os invasores se aproximaram da colina, uma avalanche de pedras causou a morte de muitos deles, fazendo com que os demais fugissem.

Esse acontecimento foi interpretado como um milagre atribuído à Nossa Senhora, e desde então ela foi proclamada padroeira de Santos.

2 - TAMBORÉU

O tamboréu é um esporte praticado nas praias que teve suas origens em Santos, quando dois italianos chamados Danadellis trouxeram consigo dois pandeiros de aro de madeira com tampa de couro e começaram a jogar uma bola um para o outro na areia.

Naquela época, não havia redes nem muitas regras estabelecidas, mas ao longo do tempo, o esporte foi ganhando popularidade e precisou passar por um processo de profissionalização.

Nos dias de hoje, o jogo consiste em passar a bola para o campo adversário, fazendo de tudo para evitar que eles a devolvam, acumulando pontos quando a bola toca o chão ou as linhas da quadra.

O tamboréu é tão reconhecido na região que algumas competições universitárias da cidade o adotaram como uma das modalidades esportivas do torneio.

3 - ÚLTIMO SHOW DO LEGIÃO URBANA

A casa de espetáculos 'Reggae Night', localizada em Santos, foi escolhida como o local sede para o último show de uma das bandas mais influentes do rock brasileiro.

Em 14 de janeiro de 1995, a Legião Urbana realizou mais uma apresentação da turnê do álbum 'O Descobrimento do Brasil', seu trabalho mais recente na época, para aproximadamente mil pessoas.

O grupo apresentou 22 músicas, deixando um legado marcante na cidade, uma vez que a casa de espetáculos ficou lotada e ainda fez com que alguns fãs, mesmo sem ingresso, permanecessem do lado de fora para apreciar o som que ecoava no interior do local.

Compartilhe