O órgão será responsável pela execução e fiscalização de políticas municipais voltadas para o tema

Manoela Cardozo Publicado em 11/06/2024, às 09h37
Durante o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Prefeitura de Guarujá instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Diversidade Sexual (CMDDS) para promover, implementar e supervisionar políticas públicas destinadas à população LGBTQIAP+ da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a Lei 5.223/2024, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial de Guarujá na quarta-feira (05), estabelece a formação do CMDDS.
O CMDDS será constituído por 36 conselheiros, divididos igualmente entre representantes do poder público e da sociedade civil.
Os 18 conselheiros do poder público representarão órgãos de saúde, educação, assistência social, cultura, turismo, jurídico, desenvolvimento econômico, segurança pública e direitos humanos. Os 18 conselheiros da sociedade civil serão indicados por movimentos, coletivos e organizações LGBTQIA+, sendo divididos em titulares e suplentes.
A estrutura do CMDDS incluirá uma Diretoria Executiva, composta por presidente, vice-presidente, e primeiro e segundo secretários, eleitos pelos conselheiros titulares. Haverá também comissões de trabalho e um colegiado, com reuniões mensais para discutir e deliberar sobre as políticas e ações necessárias.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) destacou a importância do CMDDS como um avanço significativo na garantia dos direitos da população LGBTQIAP+.
Ele explicou que a criação do conselho foi resultado de consultas com coletivos ligados à causa, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão e a proteção dos direitos dessa comunidade.
A criação do CMDDS é especialmente significativa no contexto histórico do Mês do Orgulho, que remonta à Revolta de Stonewall em 28 de junho de 1969, quando a comunidade LGBTQIAP+ de Nova Iorque se rebelou contra a violência policial no bar Stonewall Inn. Esse evento marcou o início do movimento de luta pelos direitos LGBTQIAP+ e estabeleceu o Dia Internacional do Orgulho.

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá

Comerciante morto por triângulo amoroso sofreu 40 facadas

7º Encontro Anual de Carros Antigos em Praia Grande: um dia de história sobre rodas

Festival Americano traz música e cultura ao Litoral de SP

Vivemos num mundo de mentirosos, mas numa boa

Mulher trans é encontrada morta em quintal de casa no Guarujá; polícia investiga ferimento misterioso

17% da população da Baixada Santista vive em favelas, revela Censo 2022

Câmara de Santos aprova lei que obriga restaurantes a oferecer cardápios físicos e em braile

Justiça absolve acusado de tentar matar policiais em ação contra baile funk no litoral de SP

Tentativa de assalto termina em morte na Praia da Enseada, em Guarujá