O órgão será responsável pela execução e fiscalização de políticas municipais voltadas para o tema

Manoela Cardozo Publicado em 11/06/2024, às 09h37
Durante o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Prefeitura de Guarujá instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Diversidade Sexual (CMDDS) para promover, implementar e supervisionar políticas públicas destinadas à população LGBTQIAP+ da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a Lei 5.223/2024, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial de Guarujá na quarta-feira (05), estabelece a formação do CMDDS.
O CMDDS será constituído por 36 conselheiros, divididos igualmente entre representantes do poder público e da sociedade civil.
Os 18 conselheiros do poder público representarão órgãos de saúde, educação, assistência social, cultura, turismo, jurídico, desenvolvimento econômico, segurança pública e direitos humanos. Os 18 conselheiros da sociedade civil serão indicados por movimentos, coletivos e organizações LGBTQIA+, sendo divididos em titulares e suplentes.
A estrutura do CMDDS incluirá uma Diretoria Executiva, composta por presidente, vice-presidente, e primeiro e segundo secretários, eleitos pelos conselheiros titulares. Haverá também comissões de trabalho e um colegiado, com reuniões mensais para discutir e deliberar sobre as políticas e ações necessárias.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) destacou a importância do CMDDS como um avanço significativo na garantia dos direitos da população LGBTQIAP+.
Ele explicou que a criação do conselho foi resultado de consultas com coletivos ligados à causa, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão e a proteção dos direitos dessa comunidade.
A criação do CMDDS é especialmente significativa no contexto histórico do Mês do Orgulho, que remonta à Revolta de Stonewall em 28 de junho de 1969, quando a comunidade LGBTQIAP+ de Nova Iorque se rebelou contra a violência policial no bar Stonewall Inn. Esse evento marcou o início do movimento de luta pelos direitos LGBTQIAP+ e estabeleceu o Dia Internacional do Orgulho.
Leia também

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Quando os homens usavam salto alto

ACTA garante que obras da Sabesp no Valongo não afetarão logística de caminhoneiros em Santos

Chuva abre cratera em frente a prédio com histórico de problemas estruturais em São Vicente

Ator está desaparecido há quase dois meses após sair de bar com homem não identificado em Peruíbe

Idosa morre atropelada por motociclista em São Vicente; câmeras registram o acidente

Santos inaugura UME "Edson Arantes do Nascimento" com ensino em tempo integral

Sistema "Muralha" e alerta popular ajudam PM a capturar procurada em Itanhaém

ACTA garante que obras da Sabesp no Valongo não afetarão logística de caminhoneiros em Santos