Cerimônia de reabertura contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas e marca nova fase de revitalização do Centro Histórico.

Otávio Alonso Publicado em 26/01/2026, às 15h07
A Prefeitura de Santos entrega nesta segunda-feira (26), o prédio reformado do Mercado Municipal e Espaço Cultural Plínio Marcos, em homenagem ao dramaturgo santista, localizado na Praça Iguatemi Martins, na Vila Nova. A cerimônia de reabertura contará com a presença do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e marca uma nova etapa do projeto de revitalização do Centro Histórico da Cidade.
A obra recebeu investimento de R$ 20 milhões, com recursos do Governo do Estado e do Município. A proposta é transformar o antigo mercado em um espaço multiúso, voltado principalmente à realização de eventos culturais, atividades ligadas à economia criativa e ações de impacto social.
O espaço cultural Plínio Marcos, dialoga com a trajetória do autor, conhecido por retratar personagens marginalizados e cenários populares da cidade, especialmente a região portuária. Segundo a Prefeitura, o simbolismo do nome reforça a ideia de recuperação urbana e cultural de uma área historicamente negligenciada.
De acordo com o prefeito Rogério Santos, o Mercado Municipal passa a funcionar inicialmente como um espaço voltado a eventos, com estrutura flexível. O local permite a montagem de palcos em diferentes pontos do terreno e a utilização dos boxes como camarotes ou espaços gastronômicos temporários, de acordo com o perfil de cada programação, seja cultural ou corporativa.
Além dos eventos, o espaço vai abrigar atividades permanentes ligadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, uma padaria artesanal em parceria com uma entidade social, cursos de capacitação, uma cervejaria artesanal, galerias com antiquários e, futuramente, áreas destinadas a tatuadores. Segundo a administração municipal, a presença da tatuagem no projeto faz referência à chegada dessa manifestação artística ao Brasil pela região da Bacia do Mercado.
A entrega do prédio também inclui o lançamento de um livro fotográfico que retrata os 480 anos da cidade de Santos, reunindo imagens históricas e contemporâneas do Município.
As obras respeitaram os critérios estabelecidos pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico, tanto no acabamento externo quanto nas intervenções internas. Foram mantidos padrões de cor, argamassa, telhado e esquadrias. Internamente, o prédio recebeu ampliação dos mezaninos, nova iluminação cênica em LED, ar-condicionado central e ligações individuais de gás.
A requalificação do Mercado Municipal faz parte de um conjunto maior de intervenções urbanas na região. O entorno já conta com estação do Veículo Leve sobre Trilhos e deve receber, nos próximos anos, um novo terminal para embarcações, a instalação de um Instituto Técnico Federal e a readequação das barracas de lanches. Também está prevista a ligação direta da Rua 7 de Setembro com a Avenida Perimetral, ampliando o fluxo viário na área.
Leia também

Confusão em jogo termina com torcedor morto em SP

Depois de Alexandre Pires, Alceu Valença é a atração desta segunda no Gonzaga pelos 480 anos de Santos

Teleconsulta da Hapvida recebe certificação internacional de qualidade

Idosa é encontrada morta em Praia Grande e Polícia Civil investiga o caso

Santos é a 26° cidade mais sustentável do Brasil, segundo ranking