Pesquisa revela que inadimplência em Santos subiu 1,02% em dezembro, refletindo um cenário preocupante para os consumidores.

Otávio Alonso Publicado em 22/01/2026, às 23h59
A cidade de Santos registrou alta no número de consumidores com contas em atraso pelo terceiro mês consecutivo, segundo pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos Praia com base em dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em dezembro de 2025 o índice de inadimplência cresceu 1,02% em relação a novembro, que já havia registrado aumento significativo no mês anterior.
Na comparação anual entre dezembro de 2025 e dezembro de 2024, o avanço acumulado na cidade foi de 11,15%, superior ao observado tanto na região Sudeste quanto na média do Brasil, segundo o levantamento.
Os dados mostram que cada consumidor negativado em Santos deve, em média, R$ 6.169,65, considerando toda a soma de dívidas em atraso. O tempo médio de atraso supera os dois anos e cinco meses, e mais de um terço dos inadimplentes (35,83%) está nessa condição há pelo menos um ano.
Em nota, o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, afirmou que a alta prolongada da inadimplência está diretamente relacionada ao aumento no preço de bens e serviços básicos e à redução do poder de compra das famílias. Despesas essenciais mais caras e a necessidade de recorrer a crédito para manter o consumo, especialmente em meses de maior gasto como dezembro, acabam criando um ciclo de dívidas difícil de interromper.
Leia também

Bolsa Família contempla 509 pessoas em Guarujá

PAT de Praia Grande está com 70 vagas de emprego abertas

Idosos são encontrados após mais de 24 horas desaparecidos em área de mata

Idosa sofre golpe após tentar devolver carteira e perde mais de R$ 16 mil

Condenada por homicídio em Portugal foi presa no interior de São Paulo

Idosos são encontrados após mais de 24 horas desaparecidos em área de mata

Abordagem do Ibama termina com prisão de pescador e disparos

Novo Conselho da Hapvida é eleito e sinaliza continuidade da estratégia empresarial

Homem de 58 anos é assassinado a facadas em Peruíbe

Polícia Civil recupera em antiquário da Capital santas furtadas do convento de Santos