Pesquisa revela que inadimplência em Santos subiu 1,02% em dezembro, refletindo um cenário preocupante para os consumidores.

Otávio Alonso Publicado em 22/01/2026, às 23h59
A cidade de Santos registrou alta no número de consumidores com contas em atraso pelo terceiro mês consecutivo, segundo pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos Praia com base em dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em dezembro de 2025 o índice de inadimplência cresceu 1,02% em relação a novembro, que já havia registrado aumento significativo no mês anterior.
Na comparação anual entre dezembro de 2025 e dezembro de 2024, o avanço acumulado na cidade foi de 11,15%, superior ao observado tanto na região Sudeste quanto na média do Brasil, segundo o levantamento.
Os dados mostram que cada consumidor negativado em Santos deve, em média, R$ 6.169,65, considerando toda a soma de dívidas em atraso. O tempo médio de atraso supera os dois anos e cinco meses, e mais de um terço dos inadimplentes (35,83%) está nessa condição há pelo menos um ano.
Em nota, o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, afirmou que a alta prolongada da inadimplência está diretamente relacionada ao aumento no preço de bens e serviços básicos e à redução do poder de compra das famílias. Despesas essenciais mais caras e a necessidade de recorrer a crédito para manter o consumo, especialmente em meses de maior gasto como dezembro, acabam criando um ciclo de dívidas difícil de interromper.
Leia também

Novo prédio do Departamento de Trânsito e Transporte foi inaugurado no litoral

Fábio Jr. fará show especial de Natal em Santos

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Temporada de Cruzeiros 2025 está com vendas abertas e grandes novidades; confira

Motociclista morre após perseguição policial em Peruíbe; adolescente de 12 anos fica ferido

Santos FC estreia com vitória sobre o Grêmio na Vila Belmiro

Neymar Jr. aparece em quiosque na orla de Santos com amigos e SUV avaliada em até R$ 9,5 milhões

Adolescentes são resgatadas de afogamento em Santos; menina de 12 anos é levada ao hospital

Ex-lutador de MMA aplica mata-leão em pit bull para salvar pinscher em São Vicente

Mapa revela rota do porta-contêiner que atingiu balsas no Porto de Santos