Com apenas 19 anos, João Fonseca vence Denis Shapovalov e avança para a semifinal do torneio ATP 500 na Suíça.

Jorge Simonsen Publicado em 24/10/2025, às 14h40
João Fonseca segue fazendo história no circuito mundial. Aos 19 anos, o jovem tenista brasileiro alcançou nesta sexta-feira (24) a primeira semifinal de um torneio ATP 500 da carreira, ao vencer Denis Shapovalov na Basileia, na Suíça. O canadense, ex-top 10 do ranking mundial, desistiu da partida durante o terceiro set, quando João vencia por 4 a 1.
O início da partida foi equilibrado. Fonseca começou quebrando o saque do adversário, mas Shapovalov reagiu rápido, devolveu a quebra e passou a dominar o set com seu estilo agressivo, fechando em 6/3. O canadense mostrou lampejos do talento que o levou ao top 10 em 2021, mas o brasileiro manteve a concentração.
No segundo set, João mostrou maturidade para reagir. Salvou três break points logo no primeiro game e virou de forma impressionante, arrancando aplausos da torcida suíça. Na sequência, conseguiu uma quebra decisiva, abriu 3/1 e passou a controlar melhor as trocas de bola, explorando o fundo de quadra e a variação de ritmo. Mesmo com o canadense encostando no placar, João manteve a calma e fechou o set por 6/3.
No terceiro, o brasileiro começou pressionando o serviço do adversário e abriu 2/0. Shapovalov até salvou três break points, mas Fonseca ampliou a vantagem e chegou a 4/1, quando o canadense sentiu dores e optou por abandonar o jogo.
Com a vitória, João Fonseca avança à semifinal e enfrentará o espanhol Jaume Munar, que vem surpreendendo ao eliminar Ben Shelton e Félix Auger-Aliassime no torneio. A partida será neste sábado, por volta das 10:00h valendo vaga na grande final da Basileia.
Leia também

Que tal bater um papo com o Padre Antônio Vieira?

Luan Peres analisa dupla de zaga com Adonis e explica desabafo no fim da última partida

Eletricista sofre descarga elétrica e morre em Itanhaém

Ketlen sai em licença maternidade após treinar até o 8° mês de gestação

Após erros graves, CBF organiza grupo para discutir melhorias e inovações na arbitragem brasileira

Tiago Nunes: O treinador que revolucionou a LDU

Corinthians encara Vitória com goleiro improvisado e alterações no time

Lesões complicam ataque do São Paulo na temporada

João Fonseca avança às semifinais em ATP 500 da Basileia

Luan Peres analisa dupla de zaga com Adonis e explica desabafo no fim da última partida