Esportes

Mestre de Capoeira de Guarujá ganha Prêmio Berimbau de Ouro

O Mestre Sombrinha, Alberto José de Freitas, foi contemplado com a maior premiação de capoeira do país

Mestre de Capoeira de Guarujá ganha Prêmio Berimbau de Ouro - Imagem: Reprodução/Prefeitura de Guarujá
Mestre de Capoeira de Guarujá ganha Prêmio Berimbau de Ouro - Imagem: Reprodução/Prefeitura de Guarujá

Manoela Cardozo Publicado em 13/05/2024, às 10h43


Grande referência no universo da capoeira, o mestre Alberto José de Freitas, conhecido como Mestre Sombrinha, foi agraciado com o Prêmio Berimbau de Ouro.

De acordo com informações da Prefeitura, esta premiação, que ocorre anualmente em Salvador, Bahia, tem como objetivo homenagear os capoeiristas mais destacados da comunidade brasileira e internacional.

Reconhecido como o 'Oscar da Capoeira', o Prêmio Berimbau de Ouro destaca Guarujá como uma importante referência na representação da cultura afro-brasileira.

Mestre Sombrinha deu os primeiros passos no mundo da capoeira na década de 1970, e em 1980 iniciou suas atividades como instrutor em sua própria academia, a Associação de Capoeira Grupo Senzala. Ao longo de 44 anos de história, formou mais de 10 mil alunos.

Atualmente, a academia é uma instituição ligada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá (CMDCA).

Além de ensinar capoeira para pessoas de todas as idades, Mestre Sombrinha participou de diversos eventos internacionais ao redor do mundo. Ele enxergou na capoeira não apenas uma arte marcial, mas também uma ferramenta para promover a preservação da cultura afro-brasileira e combater as desigualdades sociais.

Ao receber o prêmio, Mestre Sombrinha expressou sua emoção e gratidão por essa importante honraria: “Fico extremamente feliz, pois sempre fiz tudo com muito amor e dedicação. O prêmio é para mim, mas sou de Guarujá, então ele vem para a nossa Cidade. É mais uma conquista para a nossa comunidade como um todo”.