Versátil, Brahimi pode atuar em várias posições no ataque, o que agrada ao técnico Juan Pablo Vojvoda
Gabriel Nubile Publicado em 25/09/2025, às 09h50
O último reforço do Santos para a temporada, o atacante argelino Billal Brahimi, chega ao clube com uma história curiosa, ele recebeu o aval de dois técnicos diferentes antes de ser oficialmente contratado. A negociação, que começou com a indicação de um empresário, foi inicialmente aprovada pelo ex-técnico Cleber Xavier. Com a troca no comando, o nome foi novamente avaliado e também recebeu o sinal verde do atual treinador, o argentino Juan Pablo Vojvoda.
Anunciado nesta quarta-feira (22), o jogador de 25 anos estava livre no mercado após o fim de seu contrato com o Nice, da França, e assinou com o Peixe até o fim de 2026. A contratação foi vista pela diretoria como uma "oportunidade de mercado", já que o clube, com um orçamento apertado, não precisou pagar pela transferência. Como a janela de transferências está fechada, o Santos só pode contratar atletas que estão sem clube, e a chegada de Brahimi encerra o ciclo de contratações do time para 2025.
Por que o Santos apostou em Brahimi?
Um dos principais atrativos do jogador é a sua versatilidade em campo. Brahimi atua preferencialmente como ponta-direita, mas também tem experiência jogando pelo lado esquerdo do ataque ou até mesmo mais centralizado, como um segundo atacante. Essa capacidade de se adaptar a diferentes funções e esquemas táticos é uma característica muito apreciada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda.
Outro fator que pesou para o acerto foi o desejo do próprio atleta. Segundo pessoas envolvidas na negociação, Brahimi recusou propostas financeiramente mais vantajosas de clubes dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. A vontade de atuar em um campeonato mais competitivo como o Brasileirão e de vestir a camisa de um clube com a história do Santos foram decisivas para sua escolha. "Os torcedores podem esperar de mim entrega, dedicação e dar sempre o máximo para honrar essa camisa", disse o atacante.
Brahimi já está totalmente integrado ao elenco. Ele participou de seu primeiro treino tático completo na quarta-feira e pode fazer sua estreia já no próximo domingo, na partida contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador tem uma carreira construída na Europa, com passagens pelo futebol da Inglaterra, Portugal, Bélgica e, principalmente, da França, além de já ter defendido a seleção da Argélia em quatro oportunidades.
Leia também
Pitbull troca de lado e se une a inimigo de antigamente
Justiça cassa diploma e torna inelegível vereador que comprou votos em Itanhaém
Otite frequente em crianças preocupa especialistas
Quem é Billal Brahimi, novo atacante do Santos que pode estrear no domingo?
Professor universitário de 47 anos tem mal súbito em academia de Santos