Com a vitória, o Santos abre vantagem sobre a zona de rebaixamento e se prepara para o próximo desafio contra o Bragantino
Gabriel Nubile Publicado em 22/09/2025, às 09h30
Com um futebol dominante, o Santos mostrou uma nova cara e conseguiu uma vitória fundamental por 1 a 0 sobre o São Paulo, no clássico disputado na Vila Belmiro, neste domingo (21). O resultado positivo foi o primeiro do time sob o comando do novo técnico, o argentino Juan Pablo Vojvoda, e veio em um momento crucial da temporada, dando um respiro para a equipe na luta contra o rebaixamento.
A vitória fez o Santos dar um salto na tabela do Campeonato Brasileiro. Com os três pontos, o Peixe chegou a 26, subindo para a 14ª colocação e abrindo uma pequena, mas importante, vantagem para a zona de rebaixamento. O triunfo foi a recompensa por uma atuação convincente, onde o time se mostrou mais organizado e com a atitude que a torcida tanto cobrava.
Domínio santista e a falta de pontaria
Desde o primeiro minuto, o Santos tomou a iniciativa do jogo. Aproveitando que o São Paulo entrou em campo com um time majoritariamente reserva, por conta de um compromisso no meio de semana pela Libertadores, o Peixe pressionou e não deu espaço para o rival. O domínio no primeiro tempo foi absoluto, com o time da casa finalizando 12 vezes, contra apenas uma do Tricolor. O placar só não foi aberto na primeira etapa graças à grande atuação do goleiro são-paulino, Young, que fez ótimas defesas.
O gol que garantiu a festa na Vila Belmiro saiu aos 14 minutos do segundo tempo. Rollheiser fez uma boa jogada pela direita e cruzou na medida para Guilherme, que subiu mais que a zaga e testou firme para o fundo da rede. Apesar da vitória merecida, ficou evidente que a equipe ainda precisa aprimorar as finalizações. O Santos criou chances suficientes para construir um placar mais elástico e acabou correndo riscos desnecessários nos minutos finais da partida.
A evolução da equipe é o principal saldo positivo do início da "era Vojvoda". O treinador argentino abandonou o antigo esquema que deixava a defesa vulnerável e implementou um estilo de jogo mais combativo e com variações táticas. Além do autor do gol, outros jogadores como o lateral Escobar e o volante João Schmidt também mostraram crescimento. Agora, o Santos se prepara para o próximo desafio, contra o Bragantino, no domingo, buscando manter a boa fase.
Leia também
Pitbull troca de lado e se une a inimigo de antigamente
Justiça cassa diploma e torna inelegível vereador que comprou votos em Itanhaém
Otite frequente em crianças preocupa especialistas
Quem é Billal Brahimi, novo atacante do Santos que pode estrear no domingo?
Professor universitário de 47 anos tem mal súbito em academia de Santos