por Leandro Mazzini
Publicado em 10/03/2025, às 11h40
A Gincana da PF
A Polícia Federal criou uma polêmica que rende muita repercussão internamente. A Corregedoria-Geral lançou o “Desafio PF 2025”, o que consta ser uma “disputa” entre as superintendências nos Estados para premiar aquelas que apresentarem os melhores indicadores de produtividade, conforme revelou o site da Coluna na sexta (7). Os prêmios vão de aparelhos eletroeletrônicos, como smartwatches, até uma viatura. Neste fim de semana, a situação virou meme entre grupos de mensagens de agentes e delegados. A “gincana” é entendida como uma desculpa da direção da PF para esconder o orçamento apertado para este ano. Entre portas, os policiais lembram que entrega de ferramentas de tecnologia e viaturas para delegacias são obrigação da instituição. Escolher quem vai ganhar por suposta meritocracia mostra a dificuldade de equipar os profissionais, assim entendem. Segundo a PF, em comunicados internos, a proposta segue modelos adotados por outras corporações, “tanto públicas quanto privadas, como ferramenta de engajamento e fortalecimento organizacional”.
Davi e o 4x3
Depois de distribuir o Poder entre caciques – cargos importantes e comando de comissões, além de outros acordos – o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não se esqueceu dos servidores e comissionados. Oficializou a sexta-feira de “folga”, já tradicional em gabinetes: O sistema 4x3 (4 dias de trabalho e 3 de folga). Não há informes de que o presidente da Câmara, Hugo Motta, fará o mesmo.
Folia do Rio
O governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, comemorou com a Secretaria de Segurança Pública a folia mais segura deste ano. O balanço do Carnaval divulgado mostra que foi uma das edições mais tranquilas dos últimos anos: Apenas na capital, houve redução de 64% nos furtos a pedestres na capital em relação a 2024.
EUA e Paraguai
Enquanto o Brasil prioriza a política ideológica, os Estados Unidos já fecham acordos com a Argentina e Paraguai. Este, em especial, terá forte apoio no sistema de vigilância aérea e terrestre, com cessão de radar que cobrirá 400 km de raio. Os americanos consideram o Paraguai uma porta aberta para terroristas e narcotráfico. O próprio Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, tratou com o presidente Santiago Peña.
Ah, Itamaraty...
Aliás, o Governo do Paraguai está bravo com a turma do Palácio Itamaraty, que havia se comprometido em apoiar o seu ministro de Relações Exteriores, Ramírez Lezcano, para o cargo de Secretário-Geral da OEA, mas recuou. O Governo Lula trocou de nome e apoiou o chanceler de Suriname, junto com a Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai, países governados pela centro-esquerda como aqui. No meio diplomática, pegou mal.
O padrinho
O diplomata Ernesto Araújo durou pouco como chanceler do Governo Jair Bolsonaro, mas continua no radar do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que o indicou como consultor do Vox, partido de direita da Espanha. No Itamaraty, especula-se que fatura uma bolada mensal para assessorar Santiago Abascal, o líder do partido.
ESPLANADEIRA
#Mei Mei planeja 15 novas franquias em 2025 e estreia no DF. #Roberto Chacon lança "As Repúblicas Marítimas Italianas" pela editora EDUCS. #Juizado da ACSP recebeu 4,3 mil processos em 2024. #Fundação Pedro Américo abre inscrições para cursinho gratuito do Enem. #West Shopping-RJ sedia nova edição do CIEE em Movimento .#AGPMED vence prêmio Redibra/Bromélia e investe R$ 4 Mi em 2025.
Leia também
Em Guarulhos, Xerife do Consumidor cresce e empata com Pietá na corrida pela Prefeitura
Baixada Santista ultrapassa mil casos de dengue despertando alerta na saúde pública local
TSE avalia nova eleição em Mongaguá; pesquisa aponta liderança de Cristina Wiazowski
Homem é encontrado morto dentro de carro em Itanhaém
Superlotação e atrasos: Passageiros reclamam da travessia de barcas em Santos
Baixada Santista ultrapassa mil casos de dengue despertando alerta na saúde pública local
STF torna Bolsonaro réu por suposta tentativa de golpe
Brasil perde de 4 a 1 para a Argentina e cai para quarta posição nas Eliminatórias
Baixada Santista registra 28.678 casos de dengue em 2024
Mulher morre após ser atropelada por charrete em Itanhaém