FENÔMENO

Alinhamento planetário acontece nesta sexta-feira (28); Veja Marte, Vênus e Júpiter

Utilize aplicativos para mapear o céu e facilitar a visualização dos planetas durante a noite

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/ Arte Nasa
Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/ Arte Nasa

Alanis Ribeiro Publicado em 28/02/2025, às 12h17


A imensidão do universo se torna um verdadeiro espetáculo para os amantes de astronomia. Segundo o Observatório Nacional, Marte, Vênus e Júpiter são os planetas que podem ser facilmente observados a olho nu, enquanto Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio também estão alinhados, mas não são tão visíveis.

Para quem deseja desfrutar deste momento único, pode procurar um local seguro com vista livre para o Oeste e apreciar o espetáculo celestial sem a necessidade de telescópios.

Para observar esses planetas, é sugerido direcionar o olhar para onde o Sol se põe. Embora Mercúrio também apareça temporariamente, sua visualização será desafiadora devido à proximidade com o Sol. Por outro lado, planetas como Urano e Netuno permanecem invisíveis a olho nu devido à sua grande distância da Terra e à fraca luz refletida.

Durante a transição do dia para a noite, Vênus se torna bastante proeminente, seguido por Júpiter e Marte. A Lua, embora não seja um planeta, também estará presente no céu, contribuindo para o cenário encantador.

Para facilitar a localização dos planetas, há aplicativos móveis que permitem mapear o céu noturno de forma prática e acessível.

Entender a dinâmica desse fenômeno é fundamental. Embora popularmente referida como "alinhamento planetário", a terminologia mais precisa seria "conjunção". De acordo com o Observatório Nacional, os planetas podem parecer próximos no céu por estarem alinhados em uma direção semelhante. No entanto, não formam uma linha reta, mas sim um arco quando vistos da Terra.

A visibilidade simultânea dos planetas é teoricamente possível apenas em condições ideais. Portanto, avistar todos os planetas ao mesmo tempo pode ser um desafio, mesmo com equipamentos apropriados.

Esse fenômeno não é incomum. O Observatório Nacional anunciou que entre 12 e 20 de agosto deste ano será possível observar Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno no céu antes do amanhecer.

Dentre essas observações destacadas está a conjunção entre Vênus e Júpiter no dia 12 de agosto, uma oportunidade excepcional para apreciar dois dos planetas mais brilhantes do firmamento. Gonçalves ressalta que esses momentos servem como um incentivo para promover a divulgação científica e aumentar a conexão do público com a astronomia.

Por fim, é essencial compreender que nosso planeta faz parte do Sistema Solar, composto por oito planetas orbitando ao redor do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Enquanto os quatro primeiros são rochosos e mais próximos do Sol, os últimos são gasosos e distantes. O tamanho de Júpiter o torna o maior planeta do Sistema Solar, enquanto Netuno leva aproximadamente 165 anos para completar uma órbita ao redor do Sol.