INVESTIGAÇÃO

Amiga dispara arma de PM sem querer e causa morte de mulher em Guarujá

Responsável pelo disparo pagou fiança e responderá ao processo em liberdade

Maria Eduarda Fardelone de Carvalho, de 25 anos - Imagem: Reprodução/ Redes sociais e Marcela Pierotti/TV Tribuna/g1
Maria Eduarda Fardelone de Carvalho, de 25 anos - Imagem: Reprodução/ Redes sociais e Marcela Pierotti/TV Tribuna/g1

Alanis Ribeiro Publicado em 21/10/2024, às 11h30


A jovem, Maria Eduarda Fardelone de Carvalho, de 25 anos, morreu após ser atingida por um tiro acidental. O disparo ocorreu quando uma amiga, de 24 anos, manipulou a pistola de um policial militar fora de serviço, em um apartamento alugado para o final de semana na Rua Allan Kardec, no bairro da Enseada, em Guarujá

As investigações conduzidas pela Polícia Civil revelaram que a amiga solicitou permissão ao policial para manusear sua arma. Embora ele tenha alertado sobre os riscos devido à inexperiência da jovem, retirou as munições e entregou a pistola a ela. Um projétil remanescente na câmara disparou acidentalmente quando a mulher tentou passar a arma para Maria Eduarda.

No entanto, o relato do policial diverge do que foi narrado pela amiga. Ele afirma que não entregou a arma diretamente e que a deixou sobre o sofá enquanto calçava os sapatos. Segundo ele, o disparo ocorreu logo após ouvir as duas jovens discutindo sobre a pistola.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, ao chegar ao local, encontrou Maria Eduarda com ferimentos fatais na face, causados pelo disparo.

O caso foi registrado como homicídio culposo, caracterizado pela ausência de intenção de matar, e porte ilegal de arma. Ambos os envolvidos — a jovem que efetuou o disparo e o policial — foram indiciados.

A responsável pelo disparo pagou fiança e responderá ao processo em liberdade. A pistola do policial foi apreendida para investigação. Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não havia emitido um posicionamento oficial sobre o caso.