Meteorologista explica as condições que fazem ocorrer o fenômeno

Maria Clara Campanini Publicado em 29/07/2024, às 14h35
Segundo o meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil, não haverá neblina nos próximos dois dias. O especialista afirma que o fenômeno deste domingo foi mais intenso que o comum.
"A chegada de uma frente fria vai trazer uma massa de ar de características diferentes da que estava aqui. Então, isso deve desfavorecer a formação de neblina", explica.
O meteorologista diz que, embora seja improvável, ainda pode ocorrer neblina.
"Não estou descartando que ocorra nos próximos dias. Mais para o final da semana, não é de se descartar que ocorra de novo, mas a chance é menor nas próximas noites", esclarece.
O comum é que as neblinas ou nevoeiros se iniciem na madrugada e se dissipem ao longo do dia. Neste domingo, o fenômeno veio mais forte que o comum, segundo Franco Cassol.
"Temos tido neblina em alguns dias desde a semana passada, porém ontem foi mais intensa mesmo, foi mais densa, se formou ainda durante a tarde, que não é um horário tão comum. Geralmente é assim que acontece, mas ontem já se formou antes mesmo de cair a noite", diz o especialista.
Entendendo a neblina
De acordo com Cassol, o ar úmido e a baixa temperatura típica do inverno ajudam na formação deste fenômeno.
Leia também

A arte e o mistério das Gueixas

Polícia prende dois e fecha loja com cigarro, gás e joias roubadas em São Vicente

Mais de 200 detentos não retornam após saída temporária de Natal e Ano Novo na Baixada Santista

Briga entre adolescentes em frente à escola em Mongaguá

Árvore desaba no Canal 5 em Santos e altera o tráfego na Avenida Almirante Cóchrane

Idosa morre após ser atropelada em avenida

Guia registra encontro raro com onça-pintada durante trilha

Suspeito de importunação sexual contra adolescente nega crime e é liberado no litoral de SP

Morre Dozinho, primeiro prefeito eleito de Praia Grande e símbolo da história do município

Golfinhos encantam remadores e protagonizam espetáculo raro no litoral de SP