O Sistema Fast Track agiliza atendimento dos casos de menor gravidade

Manoela Cardozo Publicado em 23/01/2024, às 09h37
Um inovador sistema, chamado Fast Track ou "corredor rápido", foi implementado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santos, visando reduzir o tempo de espera para pacientes com casos menos graves, que representam mais de 70% dos atendimentos.
De acordo com informações da Prefeitura, inicialmente testado como projeto-piloto em novembro e dezembro de 2023 nas UPAs Central, Leste e Zona Noroeste, o sucesso levou à sua implementação como procedimento padrão na cidade.
O sistema Fast Track, operacional de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, agiliza a triagem e reorganiza o fluxo de atendimento nos períodos de maior demanda nas unidades.
Na UPA Central, desde a implantação do projeto até dezembro, o tempo médio de atendimento para pacientes menos graves (classificados como azul) reduziu de 59 para 19 minutos. Para casos de urgência (classificação amarela), o tempo diminuiu de 19 para 9 minutos, e o tempo médio de espera geral (abertura de ficha + atendimento) caiu de 48 para 18 minutos.
Essa redução no tempo de espera também foi observada nas demais unidades, proporcionando uma experiência mais eficiente para os pacientes e liberando rapidamente cadeiras nas áreas de espera.
O fluxo de atendimento permanece sem alterações: o paciente adquire a senha no totem, passa pela sala de classificação de risco e, a partir desse momento, ocorre a diferença. Os casos classificados como azuis, não urgentes, são encaminhados para um clínico geral específico, em um consultório equipado com um técnico de enfermagem.
Nesse ambiente, são realizadas medicações via oral e intramuscular, além da entrega de receitas médicas, declarações e encaminhamentos, se necessário.
Leia também

Ucrânia não paga salários prometidos e esquece brasileiros na guerra

Prefeito de Guarujá exonera secretário de Comunicação após abertura de sindicância por assédio sexual

Prefeito de Guarujá decide hoje futuro de secretário acusado de assédio

Acusado de assédio sexual, Paulo Siqueira reage e se diz vítima de complô

Laudo aponta que Bolsonaro parou de respirar 514 vezes em uma única noite

Itanhaém define ações integradas para combater comércio irregular

Com a chegada do verão, Mongaguá intensifica ações de combate à dengue

Servidores de Guarujá terão reajuste salarial de 5% a partir de janeiro

Guarujá suspende entrada de ônibus e vans de turismo para evitar colapso na virada do ano

Prefeito de Guarujá exonera secretário de Comunicação após abertura de sindicância por assédio sexual