O Sistema Fast Track agiliza atendimento dos casos de menor gravidade
Manoela Cardozo Publicado em 23/01/2024, às 09h37
Um inovador sistema, chamado Fast Track ou "corredor rápido", foi implementado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santos, visando reduzir o tempo de espera para pacientes com casos menos graves, que representam mais de 70% dos atendimentos.
De acordo com informações da Prefeitura, inicialmente testado como projeto-piloto em novembro e dezembro de 2023 nas UPAs Central, Leste e Zona Noroeste, o sucesso levou à sua implementação como procedimento padrão na cidade.
O sistema Fast Track, operacional de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, agiliza a triagem e reorganiza o fluxo de atendimento nos períodos de maior demanda nas unidades.
Na UPA Central, desde a implantação do projeto até dezembro, o tempo médio de atendimento para pacientes menos graves (classificados como azul) reduziu de 59 para 19 minutos. Para casos de urgência (classificação amarela), o tempo diminuiu de 19 para 9 minutos, e o tempo médio de espera geral (abertura de ficha + atendimento) caiu de 48 para 18 minutos.
Essa redução no tempo de espera também foi observada nas demais unidades, proporcionando uma experiência mais eficiente para os pacientes e liberando rapidamente cadeiras nas áreas de espera.
O fluxo de atendimento permanece sem alterações: o paciente adquire a senha no totem, passa pela sala de classificação de risco e, a partir desse momento, ocorre a diferença. Os casos classificados como azuis, não urgentes, são encaminhados para um clínico geral específico, em um consultório equipado com um técnico de enfermagem.
Nesse ambiente, são realizadas medicações via oral e intramuscular, além da entrega de receitas médicas, declarações e encaminhamentos, se necessário.
Leia também
Nova base da PF em Santos mira reforçar combate ao crime no Porto
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Após denúncia, DIG encontra mais de 4 kg de drogas em ponto do tráfico
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo
Relembre o caso: após esganar namorada, cirurgião plástico famoso é acusado de agredir e humilhar trabalhador
Espetáculo de Circo "Quiçá" é atração neste sábado (20) em Santos
We.Master amplia mentoria empresarial para PMEs no Brasil
Atrasos no programa FX-2: custos e consequências
Tarcísio promete resposta dura após assassinato de Ruy Ferraz
Polícia identifica dois suspeitos pelo assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz em Praia Grande