O Sistema Fast Track agiliza atendimento dos casos de menor gravidade
Manoela Cardozo Publicado em 23/01/2024, às 09h37
Um inovador sistema, chamado Fast Track ou "corredor rápido", foi implementado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santos, visando reduzir o tempo de espera para pacientes com casos menos graves, que representam mais de 70% dos atendimentos.
De acordo com informações da Prefeitura, inicialmente testado como projeto-piloto em novembro e dezembro de 2023 nas UPAs Central, Leste e Zona Noroeste, o sucesso levou à sua implementação como procedimento padrão na cidade.
O sistema Fast Track, operacional de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, agiliza a triagem e reorganiza o fluxo de atendimento nos períodos de maior demanda nas unidades.
Na UPA Central, desde a implantação do projeto até dezembro, o tempo médio de atendimento para pacientes menos graves (classificados como azul) reduziu de 59 para 19 minutos. Para casos de urgência (classificação amarela), o tempo diminuiu de 19 para 9 minutos, e o tempo médio de espera geral (abertura de ficha + atendimento) caiu de 48 para 18 minutos.
Essa redução no tempo de espera também foi observada nas demais unidades, proporcionando uma experiência mais eficiente para os pacientes e liberando rapidamente cadeiras nas áreas de espera.
O fluxo de atendimento permanece sem alterações: o paciente adquire a senha no totem, passa pela sala de classificação de risco e, a partir desse momento, ocorre a diferença. Os casos classificados como azuis, não urgentes, são encaminhados para um clínico geral específico, em um consultório equipado com um técnico de enfermagem.
Nesse ambiente, são realizadas medicações via oral e intramuscular, além da entrega de receitas médicas, declarações e encaminhamentos, se necessário.
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