A Baixada Santista e outras áreas estão em estado de atenção por chuvas que podem ultrapassar 100 mm/dia e ventos fortes
Alanis Ribeiro Publicado em 20/02/2025, às 10h18
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja para diversas regiões do estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, que já enfrentou sérios problemas na terça-feira (18). A região permanecerá em estado de atenção devido às condições climáticas adversas. O alerta é válido até esta quinta-feira (20).
O alerta amarelo indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes variando entre 40 e 60 km/h. Já o alerta laranja sinaliza uma situação mais crítica, prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia, com ventos que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h.
Ambos os alertas trazem riscos como interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos e alagamentos, além do perigo representado por descargas elétricas. O Inmet recomenda que a população evite buscar abrigo sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors. Também é aconselhável não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante esses períodos.
A cidade de Satos declarou estado de alerta máximo devido às intensas chuvas que atingiram a região recentemente.
No mês de fevereiro, a precipitação acumulada alcançou 289,2 mm, superando a média histórica para o período, que é de 287,5 mm. Franco Cassol, meteorologista da Defesa Civil, destacou que chuvas fortes e volumosas são características típicas do verão, podendo incluir tempestades com raios e ventos intensos.
Leia também
Nova base da PF em Santos mira reforçar combate ao crime no Porto
Após denúncia, DIG encontra mais de 4 kg de drogas em ponto do tráfico
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
Relembre o caso: após esganar namorada, cirurgião plástico famoso é acusado de agredir e humilhar trabalhador
Atrasos no programa FX-2: custos e consequências
Espetáculo de Circo "Quiçá" é atração neste sábado (20) em Santos
We.Master amplia mentoria empresarial para PMEs no Brasil
Atrasos no programa FX-2: custos e consequências
Tarcísio promete resposta dura após assassinato de Ruy Ferraz
Polícia identifica dois suspeitos pelo assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz em Praia Grande