Vitória

Bebê é salva por socorristas após engasgo com leite em Cubatão

A socorrista cita que o resgate da bebê foi o caso mais emocionante que já presenciou

O caso aconteceu em Cubatão, no bairro Jardim Caraguatá - Imagem: Cubatão Mil Grau
O caso aconteceu em Cubatão, no bairro Jardim Caraguatá - Imagem: Cubatão Mil Grau

Karina Faleiros Publicado em 25/09/2023, às 09h56


Nesta quinta-feira (21), um bebê de apenas 10 meses se engasgou com leite materno e foi salva por uma equipe do SAMU, no bairro Jardim Caraguatá, em Cubatão.

Um dos socorristas, Carlos Weverton de Andrade Santos, cita que atua há dez anos na área, e que nunca presenciou um caso tão emocionante. Segundo informações do g1, após conseguir salvá-la, ele cita: “Nada se compara em salvar uma vida tão pequena e vulnerável”; explicando ter uma filha de três anos. “Pensei nela em todo momento, antes e depois do atendimento”.

A equipe do SAMU foi acionada e chegou ao local em sete minutos. Ao chegarem, os socorristas encontraram a bebê no colo da mãe, que estava chorando. “A criança estava parcialmente cianótica [coloração azulada], pois estava com as vias aéreas parcialmente obstruídas pelo leite da mãe”, descreveu Carlos.

O socorrista e parceira Jhuly Mary Hellen Barbosa Silva, efetuaram a manobra de desengasgo em bebês. “Consiste em colocar a criança no braço, com as pernas abertas entre o antebraço, inclinar a cabeça dela um pouco abaixo do restante do corpo e aplicar leves tapas de forma repetida até que a criança desengasgue por completo”, citou Carlos.

Em seguida, a criança expeliu o líquido e começou a chorar. “Todos fomos tomados por muita emoção, eu mesmo não contive as lágrimas”, relembrou o homem, dizendo que entregou a bebê para a mãe se acalmar.

Por fim, a equipe do Samu encaminhou a criança ao Pronto-Socorro Infantil de Cubatão, para que a bebê passasse por exames médicos e ficasse em observação. Após o caso, Carlos entrou em contato com a família para certificar-se de que tudo acabou bem. “A atitude rápida da mãe foi crucial para o salvamento”, citou.