Notícias

Furtos de cabos atingem 1.400 casos na Baixada Santista; Guarujá lidera ocorrências

Com 492 ocorrências, Guarujá é a cidade mais afetada na região

Ranking de furtos revela que Guarujá é seguida por Mongaguá e Peruíbe, com um total de 1.400 casos na Baixada Santista - Foto: Neoenergia Elektro
Ranking de furtos revela que Guarujá é seguida por Mongaguá e Peruíbe, com um total de 1.400 casos na Baixada Santista - Foto: Neoenergia Elektro

Gabriel Nubile Publicado em 13/08/2025, às 16h20


Com uma média de dois furtos de cabos elétricos por dia, Guarujá se tornou a cidade com o maior número de ocorrências na Baixada Santista. Segundo dados da Neoenergia Elektro, a cidade registrou 492 casos entre janeiro e julho deste ano. No total, os seis municípios da região atendidos pela empresa tiveram 1.400 ocorrências, afetando diretamente o fornecimento de energia para cerca de 23 mil clientes.

Diante do aumento dos crimes, uma nova lei foi aprovada para endurecer a punição para os criminosos. A Lei n.º 15.181/2025, sancionada em 29 de julho, classifica roubo, furto e a venda de cabos e equipamentos da rede elétrica como crimes mais graves. As penas agora variam de 2 a 16 anos de prisão, além de multa. A punição pode ser dobrada se o crime causar a interrupção de serviços essenciais ou acontecer durante uma emergência.

Ações de segurança e prevenção

A Neoenergia Elektro afirmou que intensifica as ações de prevenção e recuperação da rede com o apoio das autoridades locais. Os locais com mais incidentes são identificados e as informações são repassadas às forças de segurança. A empresa também está trocando o cobre furtado por alumínio, que tem menos valor para os ladrões, e faz operações de fiscalização em ferros-velhos, em parceria com a polícia.

Como denunciar e evitar riscos

Em caso de suspeita de furto ou de qualquer manipulação ilegal na rede elétrica, a orientação é chamar imediatamente a Polícia Militar pelo número 190. A empresa também solicita que as denúncias sejam feitas por seus canais de atendimento, para as equipes poderem agir com rapidez e evitar acidentes. Se o roubo for à rede da concessionária, a própria empresa deve registrar a ocorrência. Mas se o crime for em uma instalação particular, o próprio morador precisa informar a polícia.

Ranking de casos na Baixada Santista

Veja o número de furtos em cada cidade, de janeiro a julho de 2025:

  • Guarujá: 492
  • Mongaguá: 318
  • Peruíbe: 186
  • Itanhaém: 184
  • Bertioga: 155
  • Praia Grande: 84