Equipes estarão atentas às áreas mais movimentadas, especialmente na divisa com São Vicente e pontos críticos como a Avenida Martins Fontes
Alanis Ribeiro Publicado em 28/02/2025, às 12h39
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) dará início, nesta sexta-feira (28), à Operação Carnaval, que será responsável pelo fechamento das alamedas que dão acesso à faixa de areia. A medida contará com viaturas designadas para monitorar exclusivamente as praias da cidade até esta quarta-feira (5).
O plano operacional especial para o carnaval visa concentrar esforços nas áreas mais movimentadas, especialmente na divisa com o município de São Vicente, tanto pela orla quanto pela Zona Noroeste. A Avenida Martins Fontes, que serve como entrada para a cidade, e a travessia da balsa Santos-Guarujá também são pontos críticos, onde se espera um aumento significativo no fluxo de veículos durante as festividades. Além disso, equipes de plantão estarão disponíveis para atuar em toda a cidade, monitorando o tráfego por meio de videomonitoramento e deslocando prontamente agentes para atender a ocorrências e pontos de lentidão.
Para emergências relacionadas ao trânsito, a CET disponibiliza o número 0800 77 19 194 (opção 2) e recomenda o uso do aplicativo Waze para informações atualizadas sobre as condições das vias.
A Central de Controle de Operações (CCO) realiza o monitoramento do tráfego urbano em tempo real, em parceria com o aplicativo Waze. Como parte da Operação Carnaval, a companhia também criará pontos de travessia Faixa Viva em locais de grande circulação de veículos e pedestres. A Prefeitura estima que Santos receba mais de 350 mil turistas e aproximadamente 130 mil veículos durante este período festivo, conforme dados fornecidos pela Ecovias, concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes.
Carnabonde
Além das ações voltadas ao trânsito, a CET monitorará os eventos carnavalescos programados na cidade. No sábado (1), em razão da realização do Carnabonde, haverá bloqueios em diversas vias do Centro entre 10h e 18h30. O cortejo do bonde terá interrupções momentâneas entre 14h30 e 16h, abrangendo um trajeto que inclui a Praça Barão do Rio Branco, Rua Augusto Severo, Praça Mauá e outras ruas adjacentes.
Desvios nos Ônibus
Com a interdição da Praça Mauá, várias linhas municipais (07, 37, 40, 53, 73 e 77) que normalmente operam no sentido General Câmara/Praça Barão do Rio Branco serão desviadas para a Rua General Câmara e outras vias alternativas. As linhas 07, 37, 73 e 77 terão seu ponto inicial/final estabelecido na Praça Rui Barbosa.
A linha 04 também sofrerá alterações em seu percurso a partir da General Câmara. Outras linhas, como as 17, 20, 23 e demais, também terão desvios conforme necessário durante as intervenções no viário.
Carnacentro
Durante o Carnacentro, que ocorrerá entre domingo (2) e terça-feira (4), bloqueios nas vias acontecerão das 9h às 21h. Linhas de transporte municipal e intermunicipal realizarão desvios em seus itinerários devido às intervenções programadas.
Leia também
Santos abre inscrições gratuitas para Corrida Pantera Negra
Guarujá ganha unidade para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista
Vacina contra o HPV passa a ser aplicada em dose única em Praia Grande
Inscrições para o vestibulinho em Guarujá acabam nesta sexta-feira
Praias no litoral de SP já contam com acesso restrito; veja quais
Desfalques e expectativas: Santos não terá todos os novos reforços em campo contra o Flamengo
Lula em declínio: diplomatas confirmam perda de relevância
Acidente em Guarujá: gari é atingido por moto enquanto trabalhava e quebra o maxilar
GCM apreende bicicletas de jovens que empinavam na contramão em Guarujá
Cão farejador ajuda a encontrar drogas e munições escondidas em condomínio de Santos