Utilidade Pública

Guarujá ganha unidade para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista

A unidade atenderá inicialmente 40 pessoas, entre crianças e adolescentes, através da rede municipal de saúde

A iniciativa é um convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Imagem: Prefeitura de Guarujá
A iniciativa é um convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Imagem: Prefeitura de Guarujá

Karina Faleiros Publicado em 14/09/2023, às 12h04


Nesta terça-feira (12), o bairro de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, ganhou uma unidade que prestará atendimento especializado para crianças e adolescente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a Prefeitura de Guarujá, a nova sede é da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (Apaag 3), na Rua Benedito Garcia de Moura, 63. Esta será a única unidade da Associação no Município a contar com neurologista.

No início deste mês, deram início ao atendimento a população. Inicialmente, a Apaag de Santa Cruz irá atender 40 pessoas, entre crianças e adolescentes, de até 18 anos. Os pacientes são encaminhados através da rede municipal de Saúde, e que apresentam diagnóstico (ou hipótese de diagnóstico) de TEA.

A mãe de uma das pacientes, Elaine Gomes, demonstra agradecimento à unidade:

“Gratidão e o que me define. Como mãe de autista, sei o quanto sofremos para ir até a sede para sermos atendidos. Este equipamento aqui veio para beneficiar a todos”, citou Elaine.

Na inauguração, o secretário municipal de Saúde ressaltou a importância do equipamento:

“O trabalho é dirigido por uma entidade absolutamente séria, que vai contar com todo o apoio da Prefeitura, já que os recursos utilizados aqui são via Sistema Único de Saúde”.

Convênio

A iniciativa é um convênio celebrado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Sendo válido por 10 meses, a entidade terá um repasse no valor de, aproximadamente, R$ 407 mil. A viabilização é devido à emenda parlamentar.

Estrutura

Na sede da Apaag em Santa Cruz, a população vai contar com as especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologista infantil e assistência social.

O novo espaço é amplo e conta com garagem, salas de atendimento e de integração sensorial, banheiros, cozinha e área livre.

Outros convênios

Com o serviço em Santa Cruz, a Prefeitura contabiliza três convênios com as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), com atendimentos de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, de assistência social, além de educação física, psicomotricidade, psicopedagogia, informática, música e arte. As demais unidades da Apaag estão situadas na Vila Maia, na Rua Santo Amaro, 515 e 534